Da Redação

O Sindicato dos Metroviários de São Paulo decidiu, em assembleia na noite desta quarta-feira (20) deflagrar greve a partir da 0h do próximo dia 27 de maio.

A paralisação será total e no mesmo dia haverá uma nova assembleia para decidir os rumos da greve.

Cerca de 9.800 metroviários deverão aderir à greve. A categoria reivindica reajuste salarial de 8,24%, aumento real de 9,49%, reajuste do vale-refeição em 10,08% e vale-alimentação de R$ 290 para R$ 422,84, entre outros pedidos.

Mais cedo, funcionários da CPTM também decidiram, em assembleia realizada nesta noite, entrar em greve a partir da 0h da próxima quarta-feira (27).

A última paralisação dos metroviários de São Paulo ocorreu em junho de 2014, às vésperas da abertura da Copa do Mundo, na capital paulista. O movimento durou cinco dias e na época resultou na demissão de 42 trabalhadores por parte do governo paulista.

Em nota, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos informou que "lamenta a decisão arbitrária do Sindicato dos Metroviários e de três dos quatro sindicatos que representam os empregados da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) que decidiram pela greve, em assembleias realizadas na noite desta quarta-feira".

"Embora a STM respeite o direito de greve, a paralisação do sistema metroferroviário prejudicará mais de 7,5 milhões de usuários que utilizam diariamente a rede de trilhos paulista para chegar ao trabalho, a escola, ao médico, a rede hospitalar, entre outros inúmeros compromissos assumidos", informou a nota da secretaria.

"As empresas ofereceram reajuste baseados no IPC-Fipe, de acordo com a data-base de cada categoria. A STM confia na responsabilidade dos empregados do Metrô e da CPTM para garantir a prestação de serviço aos seus usuários."

Do Uol

Veja Também

Janeiro 13, 2020

Cursinho popular da USP abre inscrições para 2020

in Educação by Redação
Em parceria com o Sistema de Ensino Poliedro, o MedEnsina - organizado por alunos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - abre 270 vagas para novas turmas em 2020
Janeiro 13, 2020

Castello: Após perseguição, Polícia Rodoviária prende suspeitos e apreende drogas

in Segurança by Redação
Foram apreendidos 26 tabletes de maconha.
Janeiro 13, 2020

Férias: Theatro Municipal oferece visitas guiadas gratuitas pelas dependências do prédio centenário

in Cultura by Redação
O tour é gratuito e os ingressos podem ser reservados pela internet e na bilheteria do Theatro
Janeiro 12, 2020

Obras de restauro no Museu da Língua Portuguesa são concluídas com sistema de combate a incêndio reforçado

in Cidades by Redação
Associação Brasileira de Sprinkers (ABSpk) atuou na revisão do projeto de instalação dos sprinklers, um dos principais sistemas de combate a incêndios
Janeiro 09, 2020

Carnê de cobrança do IPTU, em Cotia, é diferente para contribuintes com dados desatualizados

in Cidades by Redação
Documento de Arrecadação Municipal (DAM) é enviado para quem precisa fazer atualização do CPF junto à Fazenda Municipal
Jan 02, 2020 242

Tarifa branca é opção para consumidores em 2020

A partir de 1º janeiro ela fica disponível para todos os consumidores conectados em baixa…

Visitantes Online:

Temos 396 visitantes e Nenhum membro online