A+ A A-

Metrô e CPTM decidem por greve a partir do próximo dia 27

Da Redação

O Sindicato dos Metroviários de São Paulo decidiu, em assembleia na noite desta quarta-feira (20) deflagrar greve a partir da 0h do próximo dia 27 de maio.

A paralisação será total e no mesmo dia haverá uma nova assembleia para decidir os rumos da greve.

Cerca de 9.800 metroviários deverão aderir à greve. A categoria reivindica reajuste salarial de 8,24%, aumento real de 9,49%, reajuste do vale-refeição em 10,08% e vale-alimentação de R$ 290 para R$ 422,84, entre outros pedidos.

Mais cedo, funcionários da CPTM também decidiram, em assembleia realizada nesta noite, entrar em greve a partir da 0h da próxima quarta-feira (27).

A última paralisação dos metroviários de São Paulo ocorreu em junho de 2014, às vésperas da abertura da Copa do Mundo, na capital paulista. O movimento durou cinco dias e na época resultou na demissão de 42 trabalhadores por parte do governo paulista.

Em nota, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos informou que "lamenta a decisão arbitrária do Sindicato dos Metroviários e de três dos quatro sindicatos que representam os empregados da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) que decidiram pela greve, em assembleias realizadas na noite desta quarta-feira".

"Embora a STM respeite o direito de greve, a paralisação do sistema metroferroviário prejudicará mais de 7,5 milhões de usuários que utilizam diariamente a rede de trilhos paulista para chegar ao trabalho, a escola, ao médico, a rede hospitalar, entre outros inúmeros compromissos assumidos", informou a nota da secretaria.

"As empresas ofereceram reajuste baseados no IPC-Fipe, de acordo com a data-base de cada categoria. A STM confia na responsabilidade dos empregados do Metrô e da CPTM para garantir a prestação de serviço aos seus usuários."

Do Uol

Portal Viva Cotia - O maior site de notícias de Cotia e região

Os artigos, reportagens e comentários, não refletem necessariamente a opinião do Portal Viva e são de inteira responsabilidade de seus autores.
É proibida a reprodução, edição e publicação total ou parcial de todo o conteúdo do site, sem autorização expressa do Portal Viva.
É proibida a reprodução das fotos e/ou imagens do site, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Web, sem prévia consulta e aprovação, conforme lei nº 9.610 de 19/02/1998, que rege sobre o Direito Autoral e Direito de Uso da Imagem no Brasil.

Fotos© Portal Viva 2009-2020. Todos os direitos reservados.

Portal Viva Cotia: http://www.portalviva.com.br/
Email: contato@portalviva.com.br
Curta nossa página: facebook.com/PortalVivaCotia

Siga-nos no Instagram: https://www.instagram.com/portalvivacotia/