Da Redação

Com o novo serviço, os pacientes poderão fazer o agendamento diretamente no local onde foram atendidos, em qualquer data. Projeto está sendo implantado em todas as UBS, PSFs, clínicas e centros de saúde do município.

Com o objetivo de modernizar e agilizar o processo de marcação de consultas e exames especializados na rede pública do município, a Secretaria da Saúde está implantando o agendamento eletrônico em todas as unidades.

A informatização da marcação de consultas substitui o sistema de agendamento por meio de fichas impressas, garantindo mais agilidade e transparência. “É uma medida eficaz, ágil, pratica, sem a necessidade de enfrentar novas filas e com a garantia da redução do tempo de espera por uma nova consulta”, explicou o secretário Reinaldo de Oliveira.

O processo de marcação de consultas começa nas unidades de saúde, quando o médico solicita um retorno, exames ou ainda uma consulta com algum especialista. Com esta solicitação em mãos, a atendente da própria unidade acessa o cadastro pelo sistema informatizado e o mesmo indica a disponibilidade para o agendamento da consulta e ou exame. Com esse novo sistema, o paciente sai da UBS ou PSF com o agendamento.

Se a especialidade estiver com alta demanda, o paciente será inserido em uma lista de espera e sairá com um protocolo para que possa acompanhar sua solicitação. Para as situações de emergência, onde haja necessidade de atendimento rápido, o sistema dispõe de um campo para adicionar informações do relatório médico, subsidiando a Central de Regulação com dados que justificam o agendamento prioritário.

Com a implantação em andamento, a informatização será inicialmente colocada em prática na UBS Caucaia do Alto e PSF Turigura, no mês de novembro. De acordo com o cronograma, em janeiro todas as outras unidades devem contar com o sistema.

Todas as unidades abaixo descritas já estão com o serviço em fase de implantação: Parque Alexandra, São Miguel, Turiguara, Jardim Coimbra, Água Espraiada, Jardim Japão, Mirante da Mata, Jardim do Engenho, Parque São George, Rio Cotia, Mendes, Jardim Sandra, Jardim das Oliveiras, Caucaia, Atalaia, Portão, Santa Ângela, ASSA, São Vicente, CEFORI, CEFOR II, CEFOR IV, CAPS Infantil, Clinica da Mulher, Policlínica Portão, Pronto Atendimento Caucaia do Alto e Pronto Atendimento São George.

A Central de Regulação assumiu a digitalização da demanda e de acordo com a disponibilidade de vagas a serem liberadas pelo sistema está promovendo o agendamento das mesmas e a lista de espera.

Veja Também

Janeiro 13, 2020

Cursinho popular da USP abre inscrições para 2020

in Educação by Redação
Em parceria com o Sistema de Ensino Poliedro, o MedEnsina - organizado por alunos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - abre 270 vagas para novas turmas em 2020
Janeiro 13, 2020

Castello: Após perseguição, Polícia Rodoviária prende suspeitos e apreende drogas

in Segurança by Redação
Foram apreendidos 26 tabletes de maconha.
Janeiro 13, 2020

Férias: Theatro Municipal oferece visitas guiadas gratuitas pelas dependências do prédio centenário

in Cultura by Redação
O tour é gratuito e os ingressos podem ser reservados pela internet e na bilheteria do Theatro
Janeiro 12, 2020

Obras de restauro no Museu da Língua Portuguesa são concluídas com sistema de combate a incêndio reforçado

in Cidades by Redação
Associação Brasileira de Sprinkers (ABSpk) atuou na revisão do projeto de instalação dos sprinklers, um dos principais sistemas de combate a incêndios
Janeiro 09, 2020

Carnê de cobrança do IPTU, em Cotia, é diferente para contribuintes com dados desatualizados

in Cidades by Redação
Documento de Arrecadação Municipal (DAM) é enviado para quem precisa fazer atualização do CPF junto à Fazenda Municipal
Jan 02, 2020 245

Tarifa branca é opção para consumidores em 2020

A partir de 1º janeiro ela fica disponível para todos os consumidores conectados em baixa…

Visitantes Online:

Temos 211 visitantes e Nenhum membro online