Da Redação

Com o novo serviço, os pacientes poderão fazer o agendamento diretamente no local onde foram atendidos, em qualquer data. Projeto está sendo implantado em todas as UBS, PSFs, clínicas e centros de saúde do município.

Com o objetivo de modernizar e agilizar o processo de marcação de consultas e exames especializados na rede pública do município, a Secretaria da Saúde está implantando o agendamento eletrônico em todas as unidades.

A informatização da marcação de consultas substitui o sistema de agendamento por meio de fichas impressas, garantindo mais agilidade e transparência. “É uma medida eficaz, ágil, pratica, sem a necessidade de enfrentar novas filas e com a garantia da redução do tempo de espera por uma nova consulta”, explicou o secretário Reinaldo de Oliveira.

O processo de marcação de consultas começa nas unidades de saúde, quando o médico solicita um retorno, exames ou ainda uma consulta com algum especialista. Com esta solicitação em mãos, a atendente da própria unidade acessa o cadastro pelo sistema informatizado e o mesmo indica a disponibilidade para o agendamento da consulta e ou exame. Com esse novo sistema, o paciente sai da UBS ou PSF com o agendamento.

Se a especialidade estiver com alta demanda, o paciente será inserido em uma lista de espera e sairá com um protocolo para que possa acompanhar sua solicitação. Para as situações de emergência, onde haja necessidade de atendimento rápido, o sistema dispõe de um campo para adicionar informações do relatório médico, subsidiando a Central de Regulação com dados que justificam o agendamento prioritário.

Com a implantação em andamento, a informatização será inicialmente colocada em prática na UBS Caucaia do Alto e PSF Turigura, no mês de novembro. De acordo com o cronograma, em janeiro todas as outras unidades devem contar com o sistema.

Todas as unidades abaixo descritas já estão com o serviço em fase de implantação: Parque Alexandra, São Miguel, Turiguara, Jardim Coimbra, Água Espraiada, Jardim Japão, Mirante da Mata, Jardim do Engenho, Parque São George, Rio Cotia, Mendes, Jardim Sandra, Jardim das Oliveiras, Caucaia, Atalaia, Portão, Santa Ângela, ASSA, São Vicente, CEFORI, CEFOR II, CEFOR IV, CAPS Infantil, Clinica da Mulher, Policlínica Portão, Pronto Atendimento Caucaia do Alto e Pronto Atendimento São George.

A Central de Regulação assumiu a digitalização da demanda e de acordo com a disponibilidade de vagas a serem liberadas pelo sistema está promovendo o agendamento das mesmas e a lista de espera.

Veja Também

Julho 17, 2019

Agentes de trânsito fiscalizam o uso de vagas especiais em vias públicas e em estabelecimentos privados

in Cidades by Redação
A fiscalização verifica a presença do cartão de idoso e de deficientes físicos nos veículos estacionados nas vagas com marcação
Julho 16, 2019

Artesp e concessionárias de rodovias reforçam campanha de imunização contra o sarampo

in Saúde by Redação
Painéis de mensagem variável das rodovias de acesso à São Paulo exibirão mensagem alertando para campanha de vacinação
Julho 15, 2019

Rodoviária de Embu passa a ter destinos internacionais

in Cidades by Redação
Há opções para Buenos Aires e Santiago do Chile, com ônibus semileito e leito
Jul 14, 2019 497

Raposo Tavares: Acidente deixa quatro mortos no km 49

Segundo o Corpo de Bombeiros, a motorista conseguiu sair das ferragens e foi socorrida…
Jul 12, 2019 246

Rotary Club de Cotia Granja Viana empossa nova presidente

Na ocasião também foi empossado o novo Conselho Diretor do clube
Jul 11, 2019 243

Ecofeira Granja Viana, agora também no Shopping!

 Feira de produtos orgânicos e totalmente naturais acontecerá às quartas-feiras, no…
Jul 11, 2019 191

Resistência às drogas: Projeto Educando forma 26ª turma com mais de mil alunos

A Guarda Civil Municipal coordena e executa o projeto desde 2006 com alunos do Ensino…
Jul 11, 2019 297

Caucaia: GCM flagra drogas dentro de cano de PVC em terreno baldio

Um indivíduo foi preso em flagrante
Jul 10, 2019 422

Caucaia do Alto: Homem é preso após furtar produtos em supermercado

 Ele confessou ter furtados os produtos para trocar por drogas

Visitantes Online:

Temos 3216 visitantes e Nenhum membro online