Da Redação

Secretaria da Fazenda esclarece que não envia boleto; proprietários devem consultar exclusivamente no site da Fazenda e na rede bancária credenciada

A Secretaria da Fazenda alerta aos contribuintes que os canais oficiais para a obtenção de informações sobre o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) são a página do IPVA (www.ipva.fazenda.sp.gov.br) e a rede bancária credenciada. A consulta deve ser realizada nos terminais de autoatendimento, pela internet ou diretamente nas agências, bastando o número do RENAVAM do veículo. Importante esclarecer que o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) não é responsável pelo recolhimento do IPVA.

O Fisco tomou conhecimento de boatos falsos circulando pela internet (WhatsApp), contribuintes reclamando de receberem boletos também falsos, além da existência de sites que simulam a aparência da página da Secretaria da Fazenda com o objetivo de colher as informações do proprietário para outra finalidade. A prática, conhecida como Phishing, é uma tentativa de fraude eletrônica caracterizada para adquirir senhas, dados financeiros, número de cartões de crédito e outros dados pessoais.

Em caso de dúvidas, os contribuintes devem entrar em contato com a Secretaria da Fazenda por meio do telefone 0800-170110 (exclusivo para telefone fixo) ou pelo Fale Conosco disponível no site www.fazenda.sp.gov.br.

O contribuinte que desejar já pode realizar o pagamento do imposto. Todos os bancos credenciados estão habilitados a efetuar o recolhimento à vista, com desconto de 3%, ou receber a primeira das três parcelas do imposto. O contribuinte tem o final de dezembro e o período até a data de vencimento da placa do veículo (veja tabela), em janeiro, para quitar o imposto em cota única, com desconto de 3%, ou pagar a primeira parcela do tributo.

Avisos de Vencimento
A Secretaria da Fazenda já iniciou o envio de cerca de 18 milhões de avisos de vencimento do IPVA 2016. O aviso é apenas um lembrete - não é boleto nem guia de pagamento - e traz informações sobre o valor do imposto. A quitação deverá ser feita respeitando o calendário, de acordo com a placa do veículo.



O contribuinte que deixar de recolher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto.

Do Portal do Governo do Estado

Veja Também

Abril 16, 2019

Cotia tem inscrições abertas para cursos gratuitos

in Ações Sociais by Redação
Os cursos de manicure, design de sobrancelha e argiloterapia são oferecidos pela Prefeitura de Cotia 
Abril 14, 2019

VGP: Polícia Militar flagra adolescente com drogas durante a madrugada

in Segurança by Redação
Policiais desconfiaram do garoto na rua naquele horário, com todo o comércio fechado
Abril 13, 2019

Equipe de Romu Motos faz flagrante de tráfico de entorpecentes

in Segurança by Redação
Indivíduo foi preso no Jd. São Vicente
Abril 13, 2019

Barueri: Luandre oferece 50 vagas para operador de telemarketing receptivo para grande multinacional

in Cidades by Redação
 A Luandre, uma das maiores consultorias de RH do Brasil, está com 50 vagas abertas para operador de telemarketing receptivo.
Abril 11, 2019

VGP: PM flagra tráfico de drogas no Jd. São Marcos

in Segurança by Redação
Adolescente de 17 anos foi apreendido em flagrante
Abr 10, 2019 85

Cotianos garantem vaga no Campeonato Paulista Sênior de Judô

 Três atletas de Judô, da Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer de Cotia, brilharam na…
Abr 10, 2019 132

Dia 27 de abril acontece a ‘We Run Overnight Granja Viana’

 Evento terá arena interativa com música, food park e painel neon em continuação das…
Abr 09, 2019 135

Oficina de teatro é a nova atividade oferecida pela Prefeitura de Cotia

Inscrições estão abertas para a oficina “Siga Shakespeare” que acontece em parceria com o…

Visitantes Online:

Temos 672 visitantes e Nenhum membro online