Da Redação

Secretaria da Fazenda esclarece que não envia boleto; proprietários devem consultar exclusivamente no site da Fazenda e na rede bancária credenciada

A Secretaria da Fazenda alerta aos contribuintes que os canais oficiais para a obtenção de informações sobre o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) são a página do IPVA (www.ipva.fazenda.sp.gov.br) e a rede bancária credenciada. A consulta deve ser realizada nos terminais de autoatendimento, pela internet ou diretamente nas agências, bastando o número do RENAVAM do veículo. Importante esclarecer que o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) não é responsável pelo recolhimento do IPVA.

O Fisco tomou conhecimento de boatos falsos circulando pela internet (WhatsApp), contribuintes reclamando de receberem boletos também falsos, além da existência de sites que simulam a aparência da página da Secretaria da Fazenda com o objetivo de colher as informações do proprietário para outra finalidade. A prática, conhecida como Phishing, é uma tentativa de fraude eletrônica caracterizada para adquirir senhas, dados financeiros, número de cartões de crédito e outros dados pessoais.

Em caso de dúvidas, os contribuintes devem entrar em contato com a Secretaria da Fazenda por meio do telefone 0800-170110 (exclusivo para telefone fixo) ou pelo Fale Conosco disponível no site www.fazenda.sp.gov.br.

O contribuinte que desejar já pode realizar o pagamento do imposto. Todos os bancos credenciados estão habilitados a efetuar o recolhimento à vista, com desconto de 3%, ou receber a primeira das três parcelas do imposto. O contribuinte tem o final de dezembro e o período até a data de vencimento da placa do veículo (veja tabela), em janeiro, para quitar o imposto em cota única, com desconto de 3%, ou pagar a primeira parcela do tributo.

Avisos de Vencimento
A Secretaria da Fazenda já iniciou o envio de cerca de 18 milhões de avisos de vencimento do IPVA 2016. O aviso é apenas um lembrete - não é boleto nem guia de pagamento - e traz informações sobre o valor do imposto. A quitação deverá ser feita respeitando o calendário, de acordo com a placa do veículo.



O contribuinte que deixar de recolher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto.

Do Portal do Governo do Estado

Veja Também

Fevereiro 22, 2019

Artigo: "Os benefícios de uma concessão moderna e inovadora"

in Cidades by Redação
 Por Giovanni Pengue Filho (*)
Fevereiro 21, 2019

Cotia: Secretaria de Esportes tem vagas para aulas de Ginástica Adaptada e Basquete

in Esporte by Redação
 Para se inscrever, basta comparecer ao Ginásio de Esportes com documento, uma foto 3x4, atestado médico e comprovante de endereço
Fevereiro 15, 2019

Prefeitura inicia construção de muro de contenção no CE Bairro São Miguel

in Cidades by Redação
 Muro será construído onde existia uma rampa que não era utilizada nem por alunos e nem por funcionários da escola 
Fev 15, 2019 140

Carapicuíba: PM prende três indivíduos e aprende drogas na Cohab V

 Um dos presos estava com mandado de prisão por crime de duplo homicídio e teve sua…
Fev 15, 2019 300

Caso Thiffany: Polícia Civil prende jardineiro condenado à 14 anos de prisão

 Caso aconteceu há dois anos e chocou a população da região
Fev 14, 2019 73

Embu das Artes: Exposição Mulher Art recebe inscrições de 15 a 24/2

 Interessadas devem levar seus trabalhos e preencher ficha 
Fev 14, 2019 166

Detran.SP leiloa 687 veículos em Osasco

 Online e presencial, evento vai leiloar carros e motos com direito a documentação e…
Fev 14, 2019 50

Secretariado Municipal da Mulher do PSDB de Cotia - Edital de Convocação

 Nos termos da legislação partidária, ficam convocadas, por este Edital, todas as…

Visitantes Online:

Temos 685 visitantes e Nenhum membro online