Da Redação

Secretaria da Fazenda esclarece que não envia boleto; proprietários devem consultar exclusivamente no site da Fazenda e na rede bancária credenciada

A Secretaria da Fazenda alerta aos contribuintes que os canais oficiais para a obtenção de informações sobre o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) são a página do IPVA (www.ipva.fazenda.sp.gov.br) e a rede bancária credenciada. A consulta deve ser realizada nos terminais de autoatendimento, pela internet ou diretamente nas agências, bastando o número do RENAVAM do veículo. Importante esclarecer que o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) não é responsável pelo recolhimento do IPVA.

O Fisco tomou conhecimento de boatos falsos circulando pela internet (WhatsApp), contribuintes reclamando de receberem boletos também falsos, além da existência de sites que simulam a aparência da página da Secretaria da Fazenda com o objetivo de colher as informações do proprietário para outra finalidade. A prática, conhecida como Phishing, é uma tentativa de fraude eletrônica caracterizada para adquirir senhas, dados financeiros, número de cartões de crédito e outros dados pessoais.

Em caso de dúvidas, os contribuintes devem entrar em contato com a Secretaria da Fazenda por meio do telefone 0800-170110 (exclusivo para telefone fixo) ou pelo Fale Conosco disponível no site www.fazenda.sp.gov.br.

O contribuinte que desejar já pode realizar o pagamento do imposto. Todos os bancos credenciados estão habilitados a efetuar o recolhimento à vista, com desconto de 3%, ou receber a primeira das três parcelas do imposto. O contribuinte tem o final de dezembro e o período até a data de vencimento da placa do veículo (veja tabela), em janeiro, para quitar o imposto em cota única, com desconto de 3%, ou pagar a primeira parcela do tributo.

Avisos de Vencimento
A Secretaria da Fazenda já iniciou o envio de cerca de 18 milhões de avisos de vencimento do IPVA 2016. O aviso é apenas um lembrete - não é boleto nem guia de pagamento - e traz informações sobre o valor do imposto. A quitação deverá ser feita respeitando o calendário, de acordo com a placa do veículo.



O contribuinte que deixar de recolher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto.

Do Portal do Governo do Estado

Veja Também

Novembro 05, 2019

Criança fã da Guarda Civil ganha presente da Equipe de Romu

in Segurança by Fau Barbosa
Menino de 7 anos disse aos guardas que "estava tão feliz que iria voar de felicidade".
Novembro 05, 2019

APAE COTIA realiza mais um Jantar Português

in Ações Sociais by Redação
Na ocasião acontecerá a exposição "Cores e Sabores, Portugal e o Mundo", e noite de autógrafos do livro "Coaching, Cinema e Pipoca 2", com Fátima Marinho.
Novembro 05, 2019

Inscrições abertas para nova oficina gratuita do Sebrae Aqui Cotia

in Ações Sociais by Redação
Estão abertas as inscrições para mais uma oficina gratuita oferecida pelo Sebrae Aqui Cotia.
Novembro 05, 2019

Projeto Âncora: Carta do mês de novembro

in Regina Steurer by Redação
2019 é um marco para a Escola Projeto Âncora, formamos a primeira turma do Ensino Médio!
Novembro 05, 2019

Região da Granja Viana ganhará Feira Noturna, a partir de quinta-feira (7/11)

in Cidades by Redação
A partir de quinta-feira (7/11), às 16h, a Prefeitura de Cotia estreia a Feira Noturna do Parque São George, região da Granja Viana, ao lado do Ginásio de Esportes do Parque São George.
Nov 03, 2019 537

Guarda Civil é feito refém, torturado e libertado em Osasco

Horas depois do resgate, a equipe de Romu trocou tiros com três indivíduos e um deles…

Visitantes Online:

Temos 368 visitantes e Nenhum membro online