Novo espaço será aberto ao público na próxima terça-feira, dia 14 de junho

Em evento fechado para convidados e imprensa, o Teatro Raposo – Sala Irene Ravache foi inaugurado na noite desta terça-feira, 7 de junho, no Raposo Shopping.

A homenageada da noite, Irene Ravache, marcou presença e mostrou sua satisfação em batizar um espaço cultural na região, onde desde 1984 possui uma casa em contato com a natureza, na divisa de Cotia e Vargem Grande Paulista, a qual serve de refúgio. “Com certeza vou querer representar neste palco”, disse ela, que relembrou o início de sua carreira aos 16 anos. Filha de funcionária pública dos Correios e de um mecânico, desde cedo frequentava ambientes culturais. Ela queria ser bailarina, enquanto o desejo de sua mãe era de que ela fosse pianista. Mas ao assistir pela primeira vez uma peça teatral adulta, logo se identificou. “Essa é a minha tribo, a minha gente”, destacou a atriz.

Irene se emocionou ao receber das mãos de Gabriel Veiga Catellani ─ um dos sócios do espaço e da escola de arte RecriArte, que também passa a ter um Centro Cultural no Shopping ─, uma chave simbólica da casa. “Então, sejam bem-vindos à minha sala!”,  comemorou a atriz, dando início à apresentação da peça “Francisco de Todos Nós”, que estreou o palco.

O espetáculo conta a história de Francisco de Assis, um burguês que abandona sua vida abastada, em prol de um ideal maior de amor aos pobres e necessitados. A peça também conta a história de amor entre Francisco e Clara, que se transforma na sua maior aliada diante dos ideais de caridade e doação. Ambientado na Idade Média, com mais de 50 figurinos criados e desenvolvidos integralmente para a montagem, o espetáculo apresenta 10 canções inéditas, interpretadas ao vivo pelo elenco formado por 16 atores. A peça fica na programação aos sábados e domingos, às 18h.

 

Irene, que assistiu toda a apresentação e brindou com os convidados ao final, foi presentada pelo elenco com flores, recebidas das mãos de Wendel Pinheiro que, além de atuar como Francisco, é também diretor da casa, juntamente com Gabriel.

O ator e amigo pessoal de Irene desde 1966, Wilson Coca, os atores Paulo Gorgulho, Renato Papa, Chico Terrah, as atrizes Liza Vieira e Anastácia Custódio, além dos protagonistas do sucesso Casal TPM, Amauri Ernani e Paula Giannini, que estreiam no Teatro Raposo – Sala Irene Ravache neste sábado, às 22h, também prestigiaram o evento.

O Teatro
Com 252 lugares em um espaço de 600 m2, o Teatro Raposo – Sala Irene Ravachetem um palco com uma boca de cena de 12 metros e uma profundidade que chega aos 10 metros. Gabriel e Wendel, junto com a equipe de desenvolvimento do Shopping, quebraram a
cabeça no projeto arquitetônico do teatro. Isso porque ele ocupa um espaço em diagonal. Por isso, o desenho do palco acaba formando um triângulo, assim como a plateia. Gabriel conta que isso acabou se tornando um diferencial e vantagem. “Todos os lugares da plateia tem uma ótima visão de cena. Ficamos com um teatro em que não existe lugar ruim”.

Espalhar a cultura
Para Irene Ravache um dos fatores que a deixou mais contente ao aceitar o convite é a localização do teatro. “São Paulo é um grande pólo cultural. Mas os teatros estão muito centralizados. É ótimo ver que uma região como um Butantã está ganhando um equipamento de qualidade, apto a receber grandes produções. É lindo ver a cultura se espalhando por toda a cidade”, conta a atriz.

Gabriel endossa a localização como uma aposta de sucesso do empreendimento. Morador da Granja Viana, ele diz que sempre sentiu falta de ter um teatro próximo. “A gente pode também atender demandas do público de Alphaville que, com o Rodoanel, está a uma curta distância de nós. Isso sem falar na população do entorno, que está em bairros como Butantã e Morumbi. Essa região merecia um teatro”, relata.

 

Programação variada
Para a inauguração, foi preparada uma programação variada e intensa. Depois da semana de estreia, com as apresentações do espetáculo Francisco de Todos Nós, o espaço irá receber uma série de atrações em horários variados.

Entre os destaques, o musical Noite Celta – A Lenda de Deirdre, nas sextas-feiras, às 19h, e o humorísticoPay Per Riu, às 23h59; aos sábados, às 20h30, é a vez do público rir com #FamíliaÉTudoIgual; às 22h, com o sucesso de público com mais de 600 mil espectadores em 10 anos, Casal TPM; e às 23h59 com Sexo, Etc e Tal; a criançada também é contemplada com a montagem Se Essa Rua Fosse Minha, aos sábados, às 16h. A programação ainda inclui Há Dois Mil Anos – De Chico Xavier – Uma História de Amor e Esperança (sexta, às 21h30).

“A ideia é a gente ter uma movimentação constante no teatro, com atrações para todos os gostos e idade. Vamos sentir ao longo do tempo também qual o perfil do público e o que funciona melhor, mas estamos abertos a todas as artes”, conta Gabriel.

Serviço:
Teatro Raposo - Sala Irene Ravache
Francisco de Todos Nós
Temporada a partir de 11 de junho, sábado, às 19h e domingos às 18h
Raposo Shopping, Rodovia Raposo Tavares, km 14,5 – Jardim Boa Vista - Piso Cinema
Horário Bilheteria: Terça a Domingo, das 15h às 23h
Telefone para informação:  11-3031- 1952
Estacionamento: R$ 7,00 (as quatro primeira horas) e R$ 1,00 (por hora adicional)
Venda de ingressos online: www.compreingressos.com/teatros/TeatroRaposo

Fotos: Fau Barbosa/ Julio Leão

Veja Também

Setembro 10, 2019

3ª edição do Festival Carnivoria acontece neste final de semana

in Gastronomia by Fau Barbosa
Depois de Harmonize Beer Fest e Art Day, é a vez do maior festival de churrasco do país chegar ao Shopping Granja Viana
Setembro 09, 2019

Instituto Cáritas Granja Viana realiza sua 1ª Feira de Profissões

in Ações Sociais by Redação
Evento acontece no próximo sábado(14) e receberá currículos de candidatos a jovem aprendiz
Setembro 09, 2019

Projeto Âncora: Carta do mês de setembro

in Ações Sociais by Redação
Em julho deste ano, o Projeto Âncora parou para refletir e se reorganizar.
Setembro 09, 2019

Embu das Artes: Exposição 'Inclusão Feita a Mãos de Todos' mostra criatividade de pessoas com deficiência

in Ações Sociais by Redação
A Secretaria de Desenvolvimento Social apresenta a exposição "Inclusão Feita a Mãos de Todos", que acontecerá entre os dias 9 e 13 de setembro no Centro Cultural Mestre Assis do Embu (Largo 21 de Abril, 29, Centro).
Set 09, 2019 261

Ensino Integral: escolas interessadas em aderir ao programa têm até esta sexta-feira

Modelo torna a escola mais atrativa e melhora a aprendizagem; Seduc quer expandir…
Set 06, 2019 695

Circo Stankowich chega em Cotia com o espetáculo Bravíssimo!

Esta semana chega em Cotia o Circo Stankowich, trazendo artistas brasileiros e…
Set 04, 2019 491

Rotary Granja Viana realizará "Pizza Solidária"

No próximo dia 21 de setembro, a partir das 19h, o Restaurante Aldeia Nobre sediará a…

Visitantes Online:

Temos 596 visitantes e Nenhum membro online