O evento, gratuito, foi idealizado pela advogada Diana Serpe e pela neurologista Alessandra Russo. A ação tem apoio da OAB e do Rotary Club de Cotia Granja Viana, além de outros empresários da região

Para marcar o Mês de Conscientização do Autismo, conhecido como Abril Azul, no dia 27 de abril, sábado, a Granja Viana sediará o primeiro evento de apoio às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) da região e seus familiares. A programação contará com atividades lúdicas, brincadeiras direcionadas, zumba, roda de conversa e muito mais.

Idealizado pela advogada Diana Serpe, especializada na defesa de pessoas com TEA e deficiências, e pela médica neurologista infantil Alessandra Russo, o Sábado Azul – Em prol da Conscientização do Autismo será realizado no The Square (Rodovia Raposo Tavares, km 22), das 9h às 14h. 

O evento contará com entrada e atividades gratuitas para crianças e adultos. “Nosso objetivo é reunir estas pessoas, que tem um dia–a- dia tão estressante, e proporcionar um dia leve e divertido, mas também muní-las com informação”, afirma Diana.

Uma das ações será realizada com apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Cotia, que estará presente com uma comissão de advogados para esclarecimento de dúvidas sobre a legislação que os protege.

“Além de uma agenda repleta de atividades voltadas ao lazer, teremos também uma roda de conversa com especialistas no atendimento a pessoas com TEA para tirar dúvidas sobre o que é possível fazer legalmente e em termos de saúde física e mental, para amparar estas pessoas e seus familiares”, ressalta Alessandra.

O projeto da dupla de profissionais ganhou a simpatia dos empresários do The Square, que apoiaram a iniciativa. O próprio condomínio cedeu a praça de eventos; o parque do local as brincadeiras monitoradas e o arvorismo. A Cia Athlética dará aulas de zumba para as mães e o Super Geeks disponibilizará oficinas monitoradas a partir das 17h30. Livros do projeto Amiga Zetta (@amigazetta) serão distribuídos. Todas as atividades são gratuitas.

Além de proporcionar um dia diferente, o evento também promoverá, organicamente, a reunião de famílias que compartilham da mesma realidade. Isso pode ajudá-las a dividir suas angústias, dificuldades e soluções, além de encontrar um grupo de apoio.
A estimativa é que 150 pessoas compareçam. 

Dia Mundial de Conscientização do Autismo -  A data, estabelecida em 2007, é comemorada no dia 02 de abril e tem por objetivo difundir informações para a população sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas por esta síndrome neuropsiquiátrica. Os transtornos do espectro autista (TEA), como o próprio nome sinaliza, englobam uma série de diferentes apresentações do quadro, que têm em comum:

• Maior ou menor limitação na comunicação, seja linguagem verbal e/ ou não verbal;
• Na interação social;
• Comportamentos caracteristicamente estereotipados, repetitivos e com gama restrita de interesses.

Neste spectro o grau de gravidade varia desde pessoas que apresentam um quadro leve e com total independência e discretas dificuldades de adaptação (por exemplo, autistas de alto funcionamento, síndrome de Asperger) até aquelas que serão dependentes para as atividades de vida diárias (AVDs), ao longo de toda a vida.

O autismo aparece nos primeiros anos de vida. Apesar de não ter cura, terapias e medicamentos e é claro, muito amor podem proporcionar qualidade de vida para os pacientes e suas famílias. O autista olha pouco para as pessoas, não reconhece nome e tem dificuldade de comunicação e interação com a sociedade.

Após o diagnóstico, os pacientes devem fazer uma série de tratamentos e habilitação/reabilitação para estimulação das consequências que o autismo implica, como dificuldade no desenvolvimento da linguagem, interações sociais e capacidades funcionais. Essas características demandam cuidados específicos e singulares de acompanhamento ao longo das diferentes fases da vida.

Sábado Azul – Conscientização sobre o autismo
Local: The Square Open Mall - Praça de Eventos
Dia 27 de abril – das 9h às 18h
9h – Abertura do evento
9h30 às 10h30 – Aulão de zumba – companhia Athlética
9h30 às 14h – Brincadeira direcionada com terapeutas no parquinho; pet terapia; cães terapeutas; musicalização; contação de história
9h às 13h – Conversando com advogados – OAB traz advogados para tirar dúvidas. 
11h às 12h – Roda de conversa – saúde e legislação com Dra Alessandra Russo e Dra. Diana Serpe
12h às 17h30 - Arvorismo
14h às 15h – Show “Tungo e Bastião, uma dupla de Baião”- Risadaria para crianças
16h às 17h – Show “Precisa-se de Mágico” - Risadaria para crianças
17h30 – Oficina Super Geeks

 

Visitantes Online:

Temos 796 visitantes e Nenhum membro online