Começou nesta segunda-feira (23/8) e segue até sexta-feira (27/8), a 2ª Semana Municipal de Valorização da Pessoa com Deficiência, promovida pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência.

A abertura do evento contou com a presença do presidente do Conselho Municipal do Deficiente – Paulo Generoso, da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade – Mara Camargo; e dos secretários municipais Ernestino Benedito Nunes e Sônia Camargo (Assistência e Desenvolvimento Social), Ângela Maluf (Mulher), Olga Ferreira de Moraes e Geslayne Camargo (Educação), Luis Gustavo Napolitano (Obras GV). Também compareceram ao evento o pároco da Granja Viana, Padre Pedro,  e o presidente do Conselho Estadual do Deficiente- José Carlos Justino, além de profissionais da educação, da saúde e de entidades sociais.



Tema do dia: “Compartilhar”

O representante da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência- José Carlos Justino, fez a abertura da semana, destacando a importância dos conselhos municipais para buscar uma sociedade mais justa. “Somos todos iguais e vamos juntos lutar por ações concretas para o deficiente”.



Para o secretário de Desenvolvimento e Assistência Social-  Ernestino Benedito Nunes, a II Semana de Valorização do Deficiente comprova o interesse do município em promover a inclusão social de todos os moradores. “Este evento é fruto do trabalho do Conselho, dos parceiros, das entidades e das ONGs, somado ao desejo daqueles que acreditam no deficiente”, ressaltou.

Emocionado, o presidente do Conselho Municipal do Deficiente, Paulo Generoso, agradeceu a participação de todos e destacou a importância do evento. “Esta semana vai destacar as iniciativas de acessibilidade e inclusão na sociedade cotiana não só para o deficiente, mas também para todos que exigem atenção especial na área de mobilidade, como é o caso dos idosos, por exemplo”, disse.

Finalizando o primeiro dia, o palestrante de Santana de Parnaíba- Walter Gomes, falou sobre o projeto “João de Barro” e exibiu um vídeo.

O tema do primeiro dia do evento foi “compartilhar”. No salão havia exposição de fotos, artesanato e trabalhos manuais produzidos pelas escolas e entidades que atendem pessoas com deficiência.

Durante toda semana serão apresentadas palestras abordando os temas inclusão social, educação inclusiva e cultura, empregabilidade, esporte e lazer, saúde e acessibilidade.

Nesta terça-feira (24/8), o tema será “Inclusão” e acontecerá no Colégio Desafio no período da manhã (9h30 – Apresentação de Rap; 10h – Palestra “A Pior Droga é a Ignorância” com Dr. Alexandre Palermo); e na Câmara Municipal, às 18h30, com palestra de Alessandra Freitas e Sônia Esplendor sobre  “A Importância do CMDDPcD”.

Para mais informações, ligue: 4614.4550.

Da Redação

Visitantes Online:

Temos 780 visitantes e Nenhum membro online