Aconteceu na noite de terça-feira(15), no Espaço Aragon, na Granja Viana, uma celebração para a oficialização do nascimento da entidade "Cenáculo da Paz Social".

Foram convidados para o evento, além de membros da sociedade de Cotia, empresários, políticos e imprensa local.

O Cenáculo da Paz Social é um movimento formado por diversas pessoas, profissões e ocupações, com o objetivo de promoverem o Bem e a Paz. A idéia é que dele saiam muitos projetos que beneficiem as entidades, as comunidades e toda a sociedade em geral.

Padre Pedro abriu a celebração dizendo: "Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só. Sonho que se sonha junto é realidade”, frase utilizada no final do Fórum das Entidades Sociais, em 2010. "O sentimento hoje é o mesmo daquele dia, até porque, o que estamos vivendo é fruto deste fórum. E este é para nós, uma razão de ser, de vida. Feliz de quem atravessa a vida inteira tendo mil razões pra viver”, disse.

Para ele, o grande desafio é a união e a integração. "Não queremos criar nada novo, queremos apenas integrar tudo o que existe ao nosso redor para assim atingirmos cada vez mais pessoas com nossos projetos e ações sociais", relatou.

"Precisamos de um novo tempo para as nossas entidades, de um novo tempo para nossas ações e projetos sociais. Não podemos conceber um 3º setor, fraco, desarticulado. Cada um vivendo pra si, cuidando de si, se temos os mesmos objetivos e problemas comuns".

No evento foi apresentado o logo da entidade, uma criação da Agência M. Em seguida, foram anunciados os membros que compõem a 1ª Diretoria.

Foi distribuído entre os presentes uma vela. Padre Pedro acendeu a primeira e passou a chama ao sr. Manuel, que acendeu a do prefeito, e a chama foi se propagando até o salão estar todo iluminado pelas chamas, simbolizando a união de todos no Bem comum.

O Prefeito Carlão Camargo e a 1ª dama e Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Mara Camargo, também estiveram presentes. Em seu discurso, o prefeito enfatizou a ampla participação da Prefeitura nos eventos sociais e a preocupação em buscar benefícios para a população mais carente.

Momento de homenagem.

"Queremos homenagear, uma figura que se destacou no cenário municipal entre nossas entidades e lideranças pela sua visão e trabalho a frente do Projeto Âncora, e que no último dia 1º veio a falecer", disse Padre Pedro.

O pároco citou Walter Steurer como um exemplo de um grande empreendedor social. "Seu trabalho, refletido na entidade por ele conduzida por 15 anos, é um sinal claro desta atuação e visão diferenciada, marcada por profissionalismo, coragem, garra e determinação", ressaltou.

Padre Pedro relembrou que no final de 2010, foi desenvolvido um trabalho em parceria com o Projeto Âncora e com o ASCI. "A integração entre idosos e crianças era um sonho antigo do Sr. Walter. Para isto, desenvolvemos o “QUETI – Qualidade em toda idade”, que promoveu a integração das Crianças do Projeto Âncora com os idosos do ASCI, em momentos de partilha, de confraternização, de festa e de complementaridade. É compromisso do Cenáculo a manutenção e continuação deste projeto de integração", relatou enfatizando a integração da experiência do idoso com a esperança e entusiasmo do jovem.

Pe. Pedro e o Sr. Manuel Cruz, entregaram para Regina Steurer, viúva de Walter, uma singela placa de homenagem, externando gratidão e admiração.

Regina Steurer citou a coincidência desse evento estar acontecendo justamente na época da Quaresma, pois Walter Steurer defendia o período de penitência e meditação, por meio da prática do jejum, da esmola e da oração.



Coral de crianças do Projeto Âncora
Após a homenagem, as crianças do Projeto Âncora, juntamente com os idosos do ASCI, cantaram uma música em homenagem a Walter Steurer.

Conheça a Diretoria Executiva do Cenáculo da Paz Social

Curador – Pe. Pedro Bortolini
Presidente – Manuel Maria da Cruz
Vice–Presidente – Ricardo da Costa Monteiro
Primeiro Secretário – Maria Elizabeth Toledo da Silva Porto
Segundo Secretário – Carlos Nascimento de Andrade
Primeiro Tesoureiro – Moacir Fernandes
Segundo Tesoureiro – Nelson Camargo
Diretor de Marketing e Comunicação – Anderson Martin
Vice-diretor de Marketing e Comunicação – Leandro Fujisaka
Diretor de Captação de Recursos – Ronaldo Amâncio Goz
Diretor de Projetos – Sandra Amaral
Vice-diretor de Projetos – Rafael Meireles

Foi apresentado também o Conselho Consultivo e o Conselho Fiscal da entidade.

"Como dizia Dom Helder Câmara: É graça divina começar bem. Graça maior, persistir na caminhada certa. Mas graça das graças é não desistir nunca”, finalizou Padre Pedro.

O Cenáculo da Paz Social será também um elo entre os setores público e privado com as entidades sociais, favorecendo parcerias e consolidando ações com resultados mais eficazes.

Matéria e fotos: Fau Barbosa

SmileBônus de fotos:



Visitantes Online:

Temos 688 visitantes e Nenhum membro online