Na última quarta-feira(21), a Rádio Cidade das Rosas - 87,5FM, localizada no bairro do Atalaia em Cotia, recebeu a visita do vereador Rogério Franco, que falou ao Programa Associação em Ação, sob o comando do repórter Valter Wolff.

Rogério contou sobre sua participação na política da cidade. Foi secretário-adjunto e depois assumiu a Secretaria de Governo do ex-prefeito Quinzinho Pedroso. Isso despertou a vontade de se candidatar à vereador. Ao ser eleito em 2008, assumiu a presidência da Câmara já no seu 1º ano de mandato. "A primeira sessão que participei na Câmara, já foi presidindo", disse.

Rogério falou da enorme competência da direção da Câmara, nas mãos do amigo Dr. Walter de Castro, a quem deve muito. Citou os importantes projetos aprovados em parceria do Governo Serra - programa de vicinais, pró-córregos, Etec, etc., e falou sobre o trabalho em conjunto da Câmara. "Os vereadores trabalham em conjunto com o prefeito, para dar melhor qualidade de vida para o povo", enfatizou. "Hoje o trabalho é para atender os anseios da população", disse.

Perguntado sobre as críticas ao trabalho da Câmara, Rogério lembrou que "elas são construtivas, e existem não só na política, mas também em outros segmentos". "Ainda temos muito oque fazer", disse.

O vereador citou que a preparação desse grupo político vem desde a época do ex-prefeito Quinzinho Pedroso.

"Este é um ano político em que a população tem que ter a consciência que temos que eleger quem tem compromisso e quem vai ajudar a cidade. Meu apoio pessoal é do Quinzinho Pedroso. Ele sabe dos problemas da cidade e vai contribuir muito quando for eleito deputado estadual. Para deputado federal, acima de vaidades de partido, estou apoiando o Edson Aparecido, que é do PSDB", relatou.

Parceria com os estudantes

Valter Wolff perguntou à Rogério sobre um projeto em andamento com os estudantes. "O projeto está em estudo, e a idéia é integrar o jovem à comunidade, à política da nossa cidade. Eles são o futuro da nossa cidade", enfatizou. "Quero trabalhar muito com eles, ao lado do Nilson Aranha", disse.

Rogério contou sobre a vontade de se criar uma Secretaria da Juventude para inclusive engajar mais os jovens na política, fazer com que eles tenham interesse pelo assunto. "Vamos conversar com o Prefeito, ver essa possibilidade, junto com os jovens", disse.

Presidência da Câmara

"Poucos políticos se elegeram vereadores e se tornaram presidentes de Câmara logo de cara", ressaltou Rogério sobre o fato dele e Marcos Nena ocuparem o cargo já no 1º e 2º ano de mandato, respectivamente.

Segundo o vereador, é preciso consertar o que está errado, e hoje estão todos unidos num objetivo comum.

Perguntado se Marcos Nena é a continuidade da presidência de Rogério Franco, Rogério respondeu que as pessoas pensam diferente, mas ali, tem o mesmo objetivo. "O Nena é meu amigo", disse, enfatizando ainda o trabalho limitado da Câmara à fiscalização e aprovação do que é enviado pelo prefeito.

O Prefeito Carlão Camargo

"Há quem diga que o prefeito Carlão Camargo está maquiando a cidade. Feliz da cidade que tem um prefeito como ele, com aprovação acima de 80%", disse. "Carlão está fazendo um bom trabalho e eu torço para que seja reeleito", enfatizou.

Com relação à oposição, Rogério disse que ela é sadia. E explicou que, ao contrário do que dizem, o vereador do PT - Toninho Kalunga não se vendeu. "Ele é muito responsável. Aprovou 90% dos projetos por que sabe que são importantes para a cidade e vão melhorar a vida dos moradores de Cotia. A oposição não tem moral para falar mal dessa administração. Os que falam mal estão fora e ficam metendo o pau. Esse governo será marcado como um governo de trabalho", ressaltou.

Rogério citou as praças que o prefeito revitalizou, e contou que nos próximos dias deve ser feito um projeto para a praça dos camelôs, no centro de Cotia. Contou também sobre o CEUC de Caucaia, que foi licitado recentemente e agora o prefeito está aguardando o empenho para iniciar as obras.

O ex-prefeito Quinzinho Pedroso

"O Quinzinho foi um bom professor e contribuiu muito para o momento que a cidade vive hoje. Ele tem o meu respeito e carinho e estarei com ele nessa luta. Quinzinho é filho de Cotia, tem uma história aqui. A população vai entender isso e ajudar a elegê-lo, para que Cotia possa ter o seu deputado estadual", ressaltou.

Voto Consciente

O repórter perguntou sobre as críticas recebidas do Voto Consciente com relação à Câmara de Cotia e sua atuação, além da mudança de horários das sessões. Rogério lançou o desafio para que os membros do Voto Consciente se tornem candidatos para que se eles se elegerem, possam entender o trabalho do legislativo.

"Falta sensibilidade à eles, que deveriam passar pelo voto popular. Só entrando lá eles vão entender o trabalho. Não vejo uma matéria em que eles falem bem do legislativo. Só tem críticas. Então isso significa que todos que votaram nos vereadores são inconscientes?", questionou.

"Essa questão é mais politiqueira do que qualquer coisa. A falta de quórum nas sessões da Câmara não é que há descrença do povo, e nem é por causa da mudança de horário. Voltamos a sessão para o horário antigo e ela continua vazia. Há uma questão de desconhecimento. E há também a questão da implantação da TV Câmara. Hoje, quem ia até a sessão, inclusive os jornalistas, podem assistí-la em casa com mais comodidade, na internet" disse.

Presidentes de Bairro

Rogério comparou o trabalho dos presidentes de Sab´s - Associação amigos de bairro, como sendo um trabalho de vereador. "Eu enxergo como se fossem um vereador do município. São eles que representam os bairros, estão lá no dia à dia das pessoas, e as informações chegam aos vereadores através deles.

Temas Polêmicos

O Portal Viva acompanhou toda a entrevista, e aproveitou para questionar Rogério Franco em dois temas polêmicos: Verticalização e Câmara Itinerante. Confira!

Verticalização:

Foi perguntado ao vereador Rogério Franco sobre sua bandeira de campanha como candidato em 2008, ter sido focada na "NÃO VERTICALIZAÇÃO", e hoje, ele ter se manifestado na Câmara com voto favorável à verticalização, junto com outros 10 vereadores.

Rogério foi enfático em dizer que mantém sua posição contra a verticalização da Granja e a verticalização residencial da cidade. "E vou ser contra até o final do meu mandato", ressaltou.

Ao mesmo tempo, o vereador se diz a favor de uma discussão sobre a "verticalização comercial", e em determinadas áreas de Cotia.

"Hoje vivemos um momento de crescimento e de demanda", disse. Ele citou a falta de hotéis na cidade. "Temos muitas empresas em Cotia, e alguns dos diretores dessas empresas vem de fora, e não ficam hospedados aqui, vão para hotéis em Alphaville", esclareceu.

"Ninguém está falando de sair construindo torres pela cidade. Temos que pontuar onde isso será feito. Isso não significa que será aprovado nenhum projeto. Eu tenho esse compromisso com a população", ressaltou.

Rogério disse ainda que essa é apenas uma discussão, e que pode durar 10 anos, mas tem que haver. "É a partir da discussão que teremos um projeto futuro. Mas hoje não há nenhum projeto em andamento nesse sentido", garantiu.

Câmara Itinerante

Uma outra pergunta foi feita pelo Portal Viva: O porque de só ter acontecido uma sessão da Câmara Itinerante (veja matéria) e desde outubro de 2009, mais nenhuma foi realizada.

Rogério disse que o Projeto é Lei, mas não é obrigatório.

"Na 1ª sessão, em Caucaia, aconteceram alguns erros. Estamos acertando isso e no segundo semestre, as reuniões devem ser retomadas", revelou. "É um projeto importante e temos que ter muito tato para tratar desse assunto", disse.

Ele nos disse ainda que os casos de solicitações de asfalto e iluminação feitos na sessão itinerante, já foram 90% atendidos, e que há alguns projetos que estão para ser aprovados.

Rogério agradeceu à Rádio Cidade das Rosas pela oportunidade, e elogiou o trabalho do Portal Viva.

"O Portal Viva é um site correto, faz um trabalho sério, que realmente divulga o que acontece na cidade. Parabéns à Fau Barbosa", finalizou.

Matéria e fotos: Fau Barbosa


Previsão do Tempo

Cotia Brazil Parcialmente Nublado (noite), 20 °C
Condições Neste Momento
Amanhece: 6:15 am   |   Anoitece: 7:50 pm
89%     11.3 km/h     30.582 atm
Tempo na semana
SEX Min: 16 °C Max: 29 °C
SAB Min: 17 °C Max: 28 °C
DOM Min: 18 °C Max: 29 °C
SEG Min: 18 °C Max: 26 °C
TER Min: 18 °C Max: 28 °C
QUA Min: 17 °C Max: 30 °C
QUI Min: 20 °C Max: 26 °C
SEX Min: 19 °C Max: 24 °C
SAB Min: 20 °C Max: 26 °C
DOM Min: 20 °C Max: 26 °C
Barueri Brazil Parcialmente Nublado (noite), 21 °C
Condições Neste Momento
Amanhece: 6:15 am   |   Anoitece: 7:50 pm
85%     11.3 km/h     30.882 atm
Tempo na semana
SEX Min: 16 °C Max: 30 °C
SAB Min: 17 °C Max: 28 °C
DOM Min: 18 °C Max: 30 °C
SEG Min: 18 °C Max: 28 °C
TER Min: 18 °C Max: 28 °C
QUA Min: 18 °C Max: 31 °C
QUI Min: 20 °C Max: 27 °C
SEX Min: 20 °C Max: 25 °C
SAB Min: 20 °C Max: 27 °C
DOM Min: 21 °C Max: 26 °C
Sao Paulo Brazil Parcialmente Nublado (noite), 20 °C
Condições Neste Momento
Amanhece: 6:14 am   |   Anoitece: 7:49 pm
85%     11.3 km/h     30.916 atm
Tempo na semana
SEX Min: 16 °C Max: 28 °C
SAB Min: 16 °C Max: 28 °C
DOM Min: 18 °C Max: 29 °C
SEG Min: 19 °C Max: 28 °C
TER Min: 18 °C Max: 28 °C
QUA Min: 18 °C Max: 30 °C
QUI Min: 20 °C Max: 26 °C
SEX Min: 20 °C Max: 24 °C
SAB Min: 20 °C Max: 26 °C
DOM Min: 21 °C Max: 26 °C
Carapicuiba Brazil Parcialmente Nublado (noite), 21 °C
Condições Neste Momento
Amanhece: 6:15 am   |   Anoitece: 7:50 pm
86%     11.3 km/h     30.882 atm
Tempo na semana
SEX Min: 16 °C Max: 29 °C
SAB Min: 16 °C Max: 28 °C
DOM Min: 18 °C Max: 29 °C
SEG Min: 19 °C Max: 27 °C
TER Min: 18 °C Max: 28 °C
QUA Min: 17 °C Max: 31 °C
QUI Min: 20 °C Max: 26 °C
SEX Min: 20 °C Max: 25 °C
SAB Min: 20 °C Max: 26 °C
DOM Min: 21 °C Max: 26 °C
Itapevi Brazil Parcialmente Nublado (noite), 21 °C
Condições Neste Momento
Amanhece: 6:16 am   |   Anoitece: 7:50 pm
86%     11.3 km/h     30.715 atm
Tempo na semana
SEX Min: 16 °C Max: 30 °C
SAB Min: 17 °C Max: 28 °C
DOM Min: 18 °C Max: 30 °C
SEG Min: 18 °C Max: 28 °C
TER Min: 18 °C Max: 29 °C
QUA Min: 18 °C Max: 31 °C
QUI Min: 21 °C Max: 27 °C
SEX Min: 20 °C Max: 25 °C
SAB Min: 20 °C Max: 28 °C
DOM Min: 20 °C Max: 27 °C
Embu das Artes Brazil Parcialmente Nublado (noite), 20 °C
Condições Neste Momento
Amanhece: 6:15 am   |   Anoitece: 7:50 pm
91%     11.3 km/h     30.749 atm
Tempo na semana
SEX Min: 16 °C Max: 29 °C
SAB Min: 17 °C Max: 28 °C
DOM Min: 18 °C Max: 29 °C
SEG Min: 18 °C Max: 26 °C
TER Min: 18 °C Max: 28 °C
QUA Min: 17 °C Max: 30 °C
QUI Min: 20 °C Max: 26 °C
SEX Min: 19 °C Max: 24 °C
SAB Min: 20 °C Max: 26 °C
DOM Min: 20 °C Max: 26 °C
Vargem Grande Paulista Brazil Parcialmente Nublado (noite), 21 °C
Condições Neste Momento
Amanhece: 6:16 am   |   Anoitece: 7:51 pm
88%     11.3 km/h     30.448 atm
Tempo na semana
SEX Min: 16 °C Max: 28 °C
SAB Min: 17 °C Max: 27 °C
DOM Min: 18 °C Max: 28 °C
SEG Min: 18 °C Max: 25 °C
TER Min: 18 °C Max: 27 °C
QUA Min: 17 °C Max: 30 °C
QUI Min: 20 °C Max: 25 °C
SEX Min: 19 °C Max: 23 °C
SAB Min: 19 °C Max: 26 °C
DOM Min: 20 °C Max: 25 °C

Visitantes Online:

Temos 533 visitantes e Nenhum membro online