Fernando Aranha, 38 anos, morador do Pequeno Cotolengo é o representante do Brasil no Triatlo ( Natação, ciclismo e corrida), modalidade que estreia nas Paralimpíadas do Rio de Janeiro. Ele compete  as 10h  deste sábado no Forte de Copacabana.

Aranha participou do esqui cross-country em Sochi 2014, quando tornou-se o primeiro brasileiro a competir nos Jogos Paralímpicos de Inverno. Será, claro, o único atleta do Brasil a ter os dois grandes eventos no currículo.

“Quando tive a oportunidade de competir no esqui cross-country, aceitei porque minha verdadeira meta era competir no Rio 2016″, conta Fernando em entrevista ao site do Comitê Paralímpico Internacional (IPC). “Eu aproveitei para aumentar a competitividade. Eu tinha um sistema de treinos diferente e precisei me colocar em um ambiente competitivo. Eu não tinha experiência, mas tinha a habilidade para praticar vários esportes”.

Segundo Fernando, é possível transportar diversas situações de uma modalidade para outra. “O esqui cross-country ajudou na resistência. O ambiente e o frio aumentam a intensidade de exigência para o meu corpo. Me ajudou a ser um atleta melhor”, conta ele, que cita outro exemplo prático. “Os movimentos com os bastões de esqui são bem semelhantes aos das braçadas na natação”.

Oitavo colocado do ranking de sua categoria, o cotiano pretende subir ao pódio no Rio de Janeiro. “Farei o meu melhor e gostaria muito de ganhar uma medalha”, disse o atleta. “Haverá muita gente e muitas emoções envolvidas. É uma das poucas oportunidades que eu tenho de mostrar gratidão pelo tanto que tenho sido valorizado”. O retsrospecto recente é animador. Em 2015, ele subiu ao pódio em Detroit, nos Estados Unidos, em evento da União Internacional de Triatlo (ITU, na sigla em inglês), bem como no Campeonato Brasileiro. Neste ano, foi segundo colocado no Campeonato Americano, em Sarasota, também nos EUA, e em uma competição da ITU em Yokohama, no Japão.

Do Comitê Rio 2016 por CotiaTodoDia
Foto: Reprodução

Visitantes Online:

Temos 1020 visitantes e Nenhum membro online