Competição servirá como classificatória para Olimpíada de Tóquio-2020; Parque Estadual Cândido Portinari está cotado para receber o evento

Aconteceu nesta quinta-feira (6), no Palácio dos Bandeirantes, o lançamento do World Skate Park Skateboarding World Championship 2019, campeonato mundial de skate na modalidade park.

O torneio acontece entre 10 e 15 de setembro, na capital paulista, e reunirá cerca de 200 atletas da elite do skate mundial nas categorias feminina e masculina e garante a maior somatória de pontos na seletiva para a Olimpíada de Tóquio-2020. A competição dará 80 mil pontos ao vencedor, ou seja, a pontuação máxima válida para a corrida olímpica.

Participaram do lançamento o Governador João Doria, o Secretário de Esportes, Aildo Ferreira, e o Prefeito de São Paulo, Bruno Covas.

“O Campeonato Mundial de Skate mostra a evolução do skate no Brasil, na capital de São Paulo e no Estado de São Paulo. A estimativa é de que nós temos 2,2 milhões de praticantes de skate no Estado de São Paulo, de um total de 9 milhões de skatistas no Brasil. Provavelmente, uma das maiores comunidades de skatistas do mundo está aqui”, disse Doria.

O Parque Estadual Cândido Portinari, do Governo de São Paulo, está cotado para receber o evento. O acesso ao público será gratuito durante toda a competição, que ainda contará com uma programação completa de cultura urbana, incluindo música, arte, moda e gastronomia.

“É uma satisfação imensa receber em São Paulo uma modalidade olímpica que reúne manobras de diversas outras modalidades do skate. Na Olimpíada, nós temos a chance de obter, no mínimo, três ou até seis medalhas. Vamos torcer para que, entre elas, venha o ouro”, declarou Ferreira.

Por meio de um convênio com a empresa Vans, o parque inaugurou, em maio de 2018, a pista Vans Skatepark São Paulo, a primeira da América do Sul e a segunda do mundo construída especialmente para a modalidade park, com elementos e obstáculos de diferentes vertentes do skate.

Por suas características está entre as mais completas do mundo, com 830m² de área, um deep end de 2,9 metros, obstáculos para transfer e elementos de street ao redor da pista.

O COI (Comitê Olímpico Internacional) incluiu novos esportes nas Olimpíadas do Japão. Um deles é o skate (nas modalidades park e street), com a finalidade de rejuvenescer a audiência e o espírito dos Jogos Olímpicos.

A cerimônia contou com a presença de Sabatino Aracu, Presidente da World Skate, Eduardo Musa, Vice-Presidente da Confederação Brasileira de Skate, Diogo Castelão, Idealizador da STU (Skate Total Urbe) e Bruno Cremona, Gerente de Patrocínios da Oi, além dos skatistas Murilo Peres, Yndiara Asp, Danilo Rosário, Rony Gomes, Lucas Xaparral, Pedro Quintas e Felipe Foguinho.

Visitantes Online:

Temos 634 visitantes e Nenhum membro online