A Câmara Municipal de Cotia é a única da região que voltará do recesso – no próximo dia 2 de fevereiro – com um novo presidente. No final do mês de setembro, os parlamentares resolveram antecipar o processo eleitoral que deveria acontecer no final do ano, e elegeram o vereador de primeiro mandato Marcos Nena (PPS), como novo presidente da Casa. Nena vai substituir o também novato Rogério Franco que foi presidente no ano de 2009.

De acordo com o regimento interno da Casa, a Câmara deve realizar anualmente a eleição para presidente, porém, o processo deveria ser realizado no final do ano passado, foi antecipado, e o atual presidente Marcos Nena foi eleito presidente no final do mês de setembro. As demais Câmaras devem realizar o processo de eleições para a composição das novas mesas diretoras no final deste ano.

 

Embora ninguém confirme, um dos motivos para a antecipação da eleição, foi a aprovação da PEC dos vereadores, com a medida Cotia deve ganhar mais nove vereadores. Temendo que algum “suplente” assumisse a presidência da Casa, os parlamentares entraram em um consenso e anteciparam a eleição, porém, no começo do mês de novembro, o STF (Supremo Tribunal Federal) definiu que a proposta só tem validade para a próxima eleição;

Com a eleição antecipada, a mesa diretoria de 2010 é composta integralmente por vereadores de primeiro mandato. O ex-presidente Rogério Franco, agora passa a ocupar a 1ª secretaria, posição que até ano passado era ocupada por Marcos Nena. A vice-presidência ficou para José Caboclo Neto (PTB) e a 2ª secretaria para Alcides Esquisito (PRB). (Vanessa Dainesi)

Do Webdiário

Foto: Fau Barbosa

Visitantes Online:

Temos 445 visitantes e Nenhum membro online