O Portal Viva, foi convidado a visitar Carapicuíba, com mais um objetivo sustentável: conhecer um forno que segundo seu idealizador, Edmar, queima uma tonelada de lixo por hora, sem agredir o Meio Ambiente.

De que maneira? Foi exatamente o que eu perguntei.Edmar me contou que esteve em viagem à Jerusalém, onde foi visitar uma fábrica de ouro. Lá, conheceu um forninho, cujo processo dava polimento nos anéis e alianças. De volta ao Brasil, ele adaptou a tecnologia do pequeno forno com o intuito de queimar lixo. A novidade é que a queima não produz fuligem, pois joga na atmosfera apenas vapor.

"Da idéia do forninho, eu fiz um forno para queimar uma tonelada de lixo por hora. Uma idéia que viajou lá de Jerusalém, direto para Carapicuíba.  Hoje temos os lixões onde ocorre a contaminação do solo", disse. "E temos a preocupação de não poluir o Meio Ambiente. Com essa idéia que eu trouxe para o Brasil, dá para queimar o lixo sem poluir o ar e nem o nosso solo", diz Edmar.


Ele está mostrando para a população que há condições. "É uma idéia nova, ainda não existe forno desse tamanho para queimar essa quantidade de lixo'. Segundo ele, o forno pode aumentar a capacidade para 2 ou 3 toneladas por dia, é só triplicar seu tamanho.


"Já vai fazer um ano que ele está aqui dentro. Quando temos problema de lixo na vizinhança, nós queimamos o lixo aqui", contou. E ele mostra o processo: "O lixo queimou...e cadê a poluição"? pergunta.

E ele nos mostrou como funciona: "Com o reator, a água que fica no reservatório manda a fuligem para o reservatório de cima, que tem um chuveiro. Esse chuveiro fica soprando nas laterais do cata-fuligem, então desce e cai no reator. Há um filtro para reter toda a fuligem que cai nas laterais. A água fica circulando para não deixar a poluição sair", diz.
"Para uma tonelada de lixo você usa um queimador. Isso com baixa caloria. Quando chega a mais de 1000ºC, ele queima mais, seu poder de queima é mais rápido", explica."Quando o forno atinge 600ºC, o automático desliga e aumenta a chama. Quando está acima de 1000ºC, a chama apaga e entra o soprador", diz.


Não tem cheiro nenhum, e o consumo de gás, segundo Edmar, é quase zero. "Eu gasto 1kg de gás por hora para queimar uma tonelada", conta.

Mas e o investimento? Ele gastou em torno de 70 à 80 mil reais. "Os queimadores, as formas, as chapas, são caros", diz. "Mas o benefício é imenso", finaliza.


Edmar disse que tem sido procurado pelas prefeituras e empresas para mostrar o processo. Sua idéia não é vendê-la aos municípios, mas montar os fornos e alugá-los, treinando inclusive a mão de obra das próprias prefeituras ou empresas.

Matéria e fotos: Fau Barbosa

Veja Também

Setembro 19, 2019

Rodoviária de Embu amplia destinos

in Cidades by Redação
Novas opções de viagens são para Belo Horizonte e Rio de Janeiro
Setembro 19, 2019

Cotia realizará o "1º Ladeira Abaixo - Passeio de Rolimã"

in Lazer by Redação
Evento terá cerca de 80 carrinhos disponíveis para o público, mas quem levar o seu modelo personalizado, concorre a prêmio. Uso do capacete é obrigatório para todos os participantes
Setembro 19, 2019

Carapicuíba: Indivíduo morre em confronto com a Rota

in Segurança by Redação
No local os policiais localizaram drogas, rádios comunicadores, balanças e contabilidade do tráfico.
Set 19, 2019 179

Vargem Grande Paulista lança Feira de Artesanatos & Negócios

A fim de incentivar o empreendedorismo e a economia criativa em Vargem Grande Paulista,…
Set 18, 2019 195

Carapicuíba: Indivíduo é preso pela GCM após esfaquear o irmão

A vítima, que é deficiente visual, foi atacada após reclamar do barulho
Set 18, 2019 196

Carapicuíba: GCM prende indivíduo que havia acabado de roubar uma mulher

Os pertences roubados foram devolvidos à vítima
Set 17, 2019 573

Ladrões são presos pela PM após roubarem hipermercado na Granja

A prisão em flagrante aconteceu após as vítimas acionarem a Polícia.
Set 17, 2019 270

Homem é preso pela Polícia Rodoviária com documento falso

Segundo a Polícia, sua família seria responsável por sequestros e mortes na Argentina

Visitantes Online:

Temos 716 visitantes e Nenhum membro online