O Portal Viva, foi convidado a visitar Carapicuíba, com mais um objetivo sustentável: conhecer um forno que segundo seu idealizador, Edmar, queima uma tonelada de lixo por hora, sem agredir o Meio Ambiente.

De que maneira? Foi exatamente o que eu perguntei.Edmar me contou que esteve em viagem à Jerusalém, onde foi visitar uma fábrica de ouro. Lá, conheceu um forninho, cujo processo dava polimento nos anéis e alianças. De volta ao Brasil, ele adaptou a tecnologia do pequeno forno com o intuito de queimar lixo. A novidade é que a queima não produz fuligem, pois joga na atmosfera apenas vapor.

"Da idéia do forninho, eu fiz um forno para queimar uma tonelada de lixo por hora. Uma idéia que viajou lá de Jerusalém, direto para Carapicuíba.  Hoje temos os lixões onde ocorre a contaminação do solo", disse. "E temos a preocupação de não poluir o Meio Ambiente. Com essa idéia que eu trouxe para o Brasil, dá para queimar o lixo sem poluir o ar e nem o nosso solo", diz Edmar.


Ele está mostrando para a população que há condições. "É uma idéia nova, ainda não existe forno desse tamanho para queimar essa quantidade de lixo'. Segundo ele, o forno pode aumentar a capacidade para 2 ou 3 toneladas por dia, é só triplicar seu tamanho.


"Já vai fazer um ano que ele está aqui dentro. Quando temos problema de lixo na vizinhança, nós queimamos o lixo aqui", contou. E ele mostra o processo: "O lixo queimou...e cadê a poluição"? pergunta.

E ele nos mostrou como funciona: "Com o reator, a água que fica no reservatório manda a fuligem para o reservatório de cima, que tem um chuveiro. Esse chuveiro fica soprando nas laterais do cata-fuligem, então desce e cai no reator. Há um filtro para reter toda a fuligem que cai nas laterais. A água fica circulando para não deixar a poluição sair", diz.
"Para uma tonelada de lixo você usa um queimador. Isso com baixa caloria. Quando chega a mais de 1000ºC, ele queima mais, seu poder de queima é mais rápido", explica."Quando o forno atinge 600ºC, o automático desliga e aumenta a chama. Quando está acima de 1000ºC, a chama apaga e entra o soprador", diz.


Não tem cheiro nenhum, e o consumo de gás, segundo Edmar, é quase zero. "Eu gasto 1kg de gás por hora para queimar uma tonelada", conta.

Mas e o investimento? Ele gastou em torno de 70 à 80 mil reais. "Os queimadores, as formas, as chapas, são caros", diz. "Mas o benefício é imenso", finaliza.


Edmar disse que tem sido procurado pelas prefeituras e empresas para mostrar o processo. Sua idéia não é vendê-la aos municípios, mas montar os fornos e alugá-los, treinando inclusive a mão de obra das próprias prefeituras ou empresas.

Matéria e fotos: Fau Barbosa

Veja Também

Dezembro 03, 2019

Papai Noel realiza café da manhã para crianças

in Cidades by Redação
Nos dias 7, 14 e 21 de dezembro, o Bom Velhinho será o anfitrião de uma manhã especial, cheia de guloseimas para os pequenos no Raposo Shopping.
Dezembro 03, 2019

Tradicional Desfile Cívico é retomado no aniversário de Caucaia do Alto

in Cidades by Redação
Evento não acontecia há mais de 20 anos. Programação dos 75 anos do distrito contou com apresentações culturais, teatro, brincadeiras, show de moto, entre outros, durante dois dias de comemoração
Dez 02, 2019 382

Theatro Municipal de São Paulo apresenta programação especial de Natal

Durante o mês de dezembro, Coro Lírico, Orquestra Sinfônica Municipal, Coral Paulistano e…
Dez 01, 2019 383

Artigo: Mercenário ou missionário empresarial de uma causa?

Por Marcus Nakagawa, Prêmio Jabuti 2019.
Nov 28, 2019 418

Polícia Militar localiza desmanche de caminhões em Vargem Grande Paulista

 Proprietária do galpão recebeu denúncia de movimentação suspeita no local e acionou a…
Nov 28, 2019 544

Policial de SP cria projeto para prevenir crimes contra a mulher

A cada quatro minutos, uma mulher é agredida por homens no Brasil. Segundo o Ministério…
Nov 28, 2019 743

Cotia terá palestra gratuita com Marcelo Tas e Rick Chether

O evento 4Youth acontecerá no Colégio Rio Branco. As vagas são limitadas e para…
Nov 28, 2019 638

Dois indivíduos são presos em flagrante pela PM

Eles estavam armados e com motos roubadas.
Nov 27, 2019 547

Cotia tem inscrições para oficinas “Danças Brasileiras” e “Vídeo poesia”

As inscrições podem ser feitas diretamente na Biblioteca Batista Cepelos ou pelo telefone…
Nov 27, 2019 550

Está chegando o Bazar de Natal 2019 da Vida - Casa de Apoio

Com excelentes opções de presentes, o tradicional bazar começa nesta quinta-feira (28),…

Visitantes Online:

Temos 1362 visitantes e Nenhum membro online