A origem do esporte "Tiro com arco", como é conhecida a modalidade olímpica de arco e flecha, é bem remota. Alguns desenhos feitos nas cavernas, retratam homens pré-históricos utilizando-os como instrumento de caça.

No Japão feudal, a técnica surgiu como complemento de defesa pessoal, nas artes marciais, já que simples ferramentas de agricultura eram consideradas armas de guerra e não podiam ser utilizadas pelos camponeses.

Atravessando a história e fazendo parte dela, hoje o Tiro com Arco é uma das modalidades esportivas mais exigentes em se tratando de concentração.

SUCESSO DE BILHETERIA

O recente lançamento do filme "Robin Hood", um dos maiores heróis da ficção britânica, acumulou, no seu fim de semana de estréia, cerca de US$ 111 milhões de dólares de bilheteria. Nada mal para um filme que a crítica julgou frio e burocrático.

Robin Hood é um inglês fora da lei, que roubava dos ricos para dar aos pobres, na época do rei Ricardo Coração de Leão.

Teria vivido no século XIII, gostava de vaguear pela floresta e prezava a liberdade. Era hábil no arco e flecha e vivia na floresta de Sherwood. Era ajudado por seus amigos "João Pequeno" e "Frei Tuck", entre outros moradores de Sherwood.  Ficou imortalizado como "O Príncipe dos ladrões".

ENTRE SHERWOOD E A GRANJA VIANA

Mas para fazer essa reportagem, o Portal Viva não precisou ir até Sherwood. Bem aqui, no coração da Granja Viana, mora o nosso Robin Hood brasileiro. Campeão Indoor (Mundial, Sulamericano e Brasileiro) e recordista brasileiro, o granjeiro Luiz Panizo, mostrou à nossa reportagem um pouco dessa experiência fantástica que é manipular o arco e flecha.

VISÃO FILOSÓFICA E DISCIPLINA: "PAIXÃO NA PRIMEIRA FLECHA", DIZ PANIZO

Num bate papo descontraído, Luiz nos contou como chegou ao esporte e como é a vida de um campeão mundial, com as várias dificuldades que o esportista amador enfrenta no Brasil para conseguir levar adiante seu sonho.

"Como professor de artes marciais (karatê), num determinado momento da minha vida, resolvi estudar a base dos conhecimentos marciais. Em 1991, ao ter contato com o esporte, me apaixonei na 1ª flecha, foi uma sensação fantástica, não só pela visão filosófica, mas pela disciplina," disse.

Essa paixão acabou virando amor, e então ele não parou mais. Panizo lembra que não é só para quem procura um esporte competitivo, também é um ótimo lazer, que trabalha a postura, coordenação motora e concentração. Além de filosofia oriental, pois no Japão, dentro da arte Zen, chamada Kyudo, é estudado como fator de desenvolvimento do espírito e mente do ser humano. Não requer muita força física, mas principalmente vontade e concentração. E é ótimo para toda a família curtir juntos, aprender e se divertir.

SELEÇÃO BRASILEIRA

O Brasil está hoje na 100ª posição mundial no Tiro com Arco. As seletivas para os jogos de 2012 em Londres começam em 2011.

Panizo já participou de uma seletiva olímpica. Questionado se irá às olimpíadas, ele simplesmente respondeu: "Se o Brasil me quiser, eu vou. E vou para ganhar".

ASSOCIAÇÕES INTERNACIONAIS / CAMPEONATO INDOOR 2009

Existem duas Associações: A FITA - Federação Internacional de Tiro com Arco, e a IFAA - International Field Archery Association.

Panizo venceu o Campeonato Sulamericano Indoor 2009, o WIAC 2009 - World Indoor Archery Championships (leia matéria aqui). Ele a Copa das Nações foram realizações da AATA (Asociación Argentina de Tiradores con Arco) em Buenos Ayres, na Argentina, com supervisão da IFAA (International Field Archery Association).

"Quando fomos - em 18 brasileiros - para o Mundial na Argentina, eu e mais 4 (cada um na sua categoria: sexo, idade e equipamento), voltamos com os títulos máximos e inéditos para o Brasil. Fomo por conta própria, bancando todas as despesas, sem nenhum patrocínio". disse.

"Me sinto um Robin Hood lutando contra os Reis, pois o esporte é muito pouco divulgado", disse.

Assim mesmo, Luiz não desanima e continua a incentivar o esporte. Ele dá aulas particulares, participa de eventos, palestras e pretende defender seu título no próximo campeonato que será realizado na Africa do Sul.

A REPORTAGEM DO PORTAL VIVA EXPERIMENTOU E ADOROU!

No final da entrevista, tivemos uma aula inicial sobre como atirar com arco e flecha. Após um alongamento, partimos para a aula prática.

Nossa sensação foi mais ou menos essa:

Cena 1
Você parado a 10 metros de distância de um alvo redondo um pouco maior que uma pizza brotinho.
Claro que o vento, umidade do ar, posicionamento das mãos e cotovelos, peso do arco, luminosidade, etc., não contam nada quando você solta a flecha.

Cena 2
O alvo continua lá e você faz um esforço para descobrir onde foi parar a flecha....

Cena 3
Depois de algumas correções por parte do instrutor, você finalmente conseque atingir o alvo e descobre que essa modalidade, assim como na vida, exige muito mais do que simplesmente focar o alvo.

Parece fácil acertar o alvo a alguns metros de distância, mas na verdade não é. Agora imagine que, em algumas competições, o alvo fica a 90 metros de distância!

"Tenho três palavras que definem o sucesso desse esporte: Oportunidade, Vontade e Motivação", diz Panizo. Para aprender, praticar e competir não existe limite de idade.

AULAS BENEFICENTES

A participação é por equipes (quatro pessoas), com inscrições gratuitas (por e-mail), mas as equipes deverão arrecadar alimentos não perecíveis, agasalhos e artigos de higiene pessoal, que valerão pontos importantes na competição e serão repassados para instituições assistenciais, moradores de rua e famílias em situação precária.

Não é necessária nenhuma prática anterior nem a compra de qualquer equipamento, pois todo equipamento necessário será emprestado e as equipes que passarem da primeira fase (doação) terão aulas com a equipe do Panizo.
O "Robin Hood Brasileiro" acontece na Granja Viana, lugar com muito verde e ar puro, perto do Rodoanel. É para a garotada, a partir dos 10 anos de idade até o vovô ou vovó de 70, aprendendo uma modalidade olímpica tradicional com um campeão e ainda podendo ajudar pessoas em dificuldades.

Saiba mais sobre equipamentos, aulas e palestras, acessando o site www.netesportes.com

Ou fale pessoalmente com Luiz Panizo, pelo telefone 9246-9417

Matéria e fotos: Fau e Marco Barbosa

Veja Também

Setembro 19, 2019

Rodoviária de Embu amplia destinos

in Cidades by Redação
Novas opções de viagens são para Belo Horizonte e Rio de Janeiro
Setembro 19, 2019

Cotia realizará o "1º Ladeira Abaixo - Passeio de Rolimã"

in Lazer by Redação
Evento terá cerca de 80 carrinhos disponíveis para o público, mas quem levar o seu modelo personalizado, concorre a prêmio. Uso do capacete é obrigatório para todos os participantes
Setembro 19, 2019

Carapicuíba: Indivíduo morre em confronto com a Rota

in Segurança by Redação
No local os policiais localizaram drogas, rádios comunicadores, balanças e contabilidade do tráfico.
Set 19, 2019 180

Vargem Grande Paulista lança Feira de Artesanatos & Negócios

A fim de incentivar o empreendedorismo e a economia criativa em Vargem Grande Paulista,…
Set 18, 2019 196

Carapicuíba: Indivíduo é preso pela GCM após esfaquear o irmão

A vítima, que é deficiente visual, foi atacada após reclamar do barulho
Set 18, 2019 197

Carapicuíba: GCM prende indivíduo que havia acabado de roubar uma mulher

Os pertences roubados foram devolvidos à vítima
Set 17, 2019 574

Ladrões são presos pela PM após roubarem hipermercado na Granja

A prisão em flagrante aconteceu após as vítimas acionarem a Polícia.
Set 17, 2019 271

Homem é preso pela Polícia Rodoviária com documento falso

Segundo a Polícia, sua família seria responsável por sequestros e mortes na Argentina

Visitantes Online:

Temos 749 visitantes e Nenhum membro online