Por Fau Barbosa

Considerado um dos cartões postais da cidade, a Praça Japonesa, também conhecida como Praça da Amizade (marco de fraternidade das cidades irmãs Cotia - INO, província de Kochi - Japão), foi construída pelo então prefeito Ivo Mário Isaac Pires, para homenagear a grande colônia japonesa da região, que começou a chegar em Cotia a partir de 1913. A praça está localizado no Km 31 da Rodovia Raposo Tavares.

Para construí-la, optou-se pelo bairro do Portão, por ser a entrada de Cotia, e isso tornava a praça uma espécie de cartão de visitas do Município.

Ela foi entregue à comunidade na comemoração dos 80 anos da imigração japonesa, em 20 de junho de 1988.


A praça tem todas as características japonesas: jardins, pedras ornamentais, e construções que respeitam uma tradição milenar japonesa (pavilhão japonês, casa de chá). Além de um palco, que foi construído para incentivar a cultura através das comemorações e encenações artístico-musicais que se integrem à sociedade como um todo.


A casa de chá é onde se realiza a tradicional cerimônia do chá. O objetivo de se construir um pavilhão de eventos foi o de fazer uma referência aos antigos templos (xintoístas e budistas) em torno dos quais surgiram os mais antigos jardins japoneses, que valorizavam a integração com a natureza.

O projeto do jardim chegou a reunir mais de 1000 plantas junto à comunidade, incluindo camélias de até 30 anos, vindas de Ibiúna. As pedras vieram de Atibaia, Piedade, Embú-Guaçú, Embú das Artes, Itú, e Caucaia do Alto. Mais de 500 nomes se solidarizaram no trabalho da construção da Praça, fazendo doações de plantas, carpas, árvores, etc.

Por conta da duplicação da Raposo Tavares, o local acabou ficando "ilhado", sendo necessário acessá-lo fazendo o retorno por baixo da Rodovia, ao lado do Atacadão. Mas com certeza, é uma visita que vale a pena!

Fotos: Fau Barbosa

Fonte: Dona kyiome

Mais fotos:

Veja Também

Novembro 05, 2019

Criança fã da Guarda Civil ganha presente da Equipe de Romu

in Segurança by Fau Barbosa
Menino de 7 anos disse aos guardas que "estava tão feliz que iria voar de felicidade".
Novembro 05, 2019

APAE COTIA realiza mais um Jantar Português

in Ações Sociais by Redação
Na ocasião acontecerá a exposição "Cores e Sabores, Portugal e o Mundo", e noite de autógrafos do livro "Coaching, Cinema e Pipoca 2", com Fátima Marinho.
Novembro 05, 2019

Inscrições abertas para nova oficina gratuita do Sebrae Aqui Cotia

in Ações Sociais by Redação
Estão abertas as inscrições para mais uma oficina gratuita oferecida pelo Sebrae Aqui Cotia.
Novembro 05, 2019

Projeto Âncora: Carta do mês de novembro

in Regina Steurer by Redação
2019 é um marco para a Escola Projeto Âncora, formamos a primeira turma do Ensino Médio!
Novembro 05, 2019

Região da Granja Viana ganhará Feira Noturna, a partir de quinta-feira (7/11)

in Cidades by Redação
A partir de quinta-feira (7/11), às 16h, a Prefeitura de Cotia estreia a Feira Noturna do Parque São George, região da Granja Viana, ao lado do Ginásio de Esportes do Parque São George.
Nov 03, 2019 560

Guarda Civil é feito refém, torturado e libertado em Osasco

Horas depois do resgate, a equipe de Romu trocou tiros com três indivíduos e um deles…

Visitantes Online:

Temos 513 visitantes e Nenhum membro online