Por Fau Barbosa

Um skatista de Cotia tem mostrado que o amor pelo esporte e a dedicação podem fazer um jovem conquistar o mundo.

Nascido em São Paulo, Willian Damascena tem 27 anos e é morador do Nakamura Park. Desenhista cadista, o jovem foi levado para o skate por um amigo aos 14 anos, e desde então não parou mais. "Comecei usando o skate como se fosse rolimã e a partir daí o esporte passou a fazer parte da minha vida", contou à reportagem do Portal Viva. "Tudo era skate", conta.

Aos 25 anos, o esporte passou a ser profissional. Willian começou a ir "prá fora" de Cotia, entrou na mídia do skate e há 6 anos conseguiu seu primeiro patrocínio, a Progress Skateboard. "Com a mídia ficou mais fácil conseguir outros patrocínios. Fui para Campinas filmar um projeto e daí em diante, ganhei o mundo", conta. Willian viajou para a Argentina, Barcelona, França, e nessa quarta-feira(28) está embarcando para a Suécia. "Vou focado para filmar mais coisas, fazer fotos para uma revista e propaganda para as marcas que me patrocinam. Vou ficar na Europa por dois meses e aproveitar para conhecer um pouco", disse.

Willian deixa claro que o skate mudou sua vida. "Eu poderia estar no bar. Posso não ganhar bem, mas tenho um estilo de vida mais tranquilo. Eu gosto de fazer isso, faço com o coração", ressalta.

O skatista costuma praticar o esporte nas pistas no Ginásio de Esportes, do Parque São George e atrás do Habib´s Cotia. Sobre os amigos que praticam com ele ele diz que "virou uma grande família". "Sempre acabo ajudando quem não tem equipamento e quer praticar". Willian conta que não há idade para a prática do esporte. "Tem gente de 10 a 33 anos".

No dia da nossa matéria, Willian treinava na pista do Parque São George onde, por ajuda do vereador Fernando Jão, da ASGV (Associação de Skate da Granja Viana) e de alguns comerciantes da região, está sendo feita uma obra de melhoria da pista de skate.

A ASGV

A ASGV - Associação de Skate da Granja Viana, existe desde abril de 2012, e surgiu de uma conversa entre Adaulto Ferreira (presidente), Mario Neto, Willian Damascena e Marcelo Dias. Todos conversavam sobre a carência do esporte na região, sobre a falta de incentivo público. "Precisávamos ter voz e então conversamos com o Jão e montamos a Associação", conta Rodrigo Werneck.

Para isso era necessário 20 integrantes, mas eles foram atrás e tudo aconteceu. Em junho de 2012 aconteceu o Arraiá Solidário, promovido pela Associação com o objetico de promover o esporte e a integração social da comunidade, fomentando a cultura skatista na região. Durante o evento aconteceu também um campeonato de skate.

"A idéia agora é fazer um mutirão da ASGV para fazer obras em espaços públicos para melhorar a prática do esporte. "Já foi feita arte nas pistas. Na praça Santa Adélia fizemos um mutirão de limpeza e pintura. Falta adaptar a praça para a prática do skate", finaliza Rodrigo.

Veja Também

Fevereiro 13, 2020

Projeto Âncora: Carta do mês de fevereiro

in Ações Sociais by Redação
É uma emergência! Se você nos apoiar, o Âncora conseguirá passar por esta crise e completar 25 anos!
Fevereiro 13, 2020

Cotia: Evento contou com palestras de empoderamento para mulheres empreendedoras

in Mulher by Redação
O maior programa de capacitações em empreendedorismo feminino no Brasil promoveu, no dia 11 de fevereiro, mais uma turma no município
Fevereiro 12, 2020

Cotia: Vereadores aprovam dois projetos importantes na Câmara

in Cidades by Redação
CataTreco e Proibição de uso, comercialização, distribuição e produção de Cerol ou produtos semelhantes foram aprovados nessa terça-feira
Fev 12, 2020 135

Sanofi abre inscrições para Programa de Estágios

A Sanofi, maior multinacional farmacêutica do mercado brasileiro, está com inscrições…
Fev 11, 2020 186

Projeto Educando formou 2500 alunos em 2019 e inicia as turmas do 1º semestre deste ano

O foco da iniciativa é fortalecer os jovens contra as drogas, a violência, o bullying,…
Fev 11, 2020 192

Ainda dá tempo de se candidatar ao Cursinho Pré-Vestibular Gratuito de Cotia

Os interessados têm até o dia 20 de fevereiro para se candidatarem a uma vaga.
Fev 10, 2020 399

Mãe e filha sofrem sequestro relâmpago em Carapicuíba

Segundo a Polícia, cinco indivíduos participaram do crime.
Fev 10, 2020 169

Cotia: Parceria oferece curso online de finanças pessoais

Inscrições gratuitas devem ser feitas no site do Banco Central
Fev 10, 2020 157

VGP: Prefeitura anuncia reajuste salarial a todos os servidores municipais

O reajuste de 12,84% para os servidores da educação e 10% para os demais servidores entra…

Visitantes Online:

Temos 669 visitantes e Nenhum membro online