Por Fau Barbosa

Um skatista de Cotia tem mostrado que o amor pelo esporte e a dedicação podem fazer um jovem conquistar o mundo.

Nascido em São Paulo, Willian Damascena tem 27 anos e é morador do Nakamura Park. Desenhista cadista, o jovem foi levado para o skate por um amigo aos 14 anos, e desde então não parou mais. "Comecei usando o skate como se fosse rolimã e a partir daí o esporte passou a fazer parte da minha vida", contou à reportagem do Portal Viva. "Tudo era skate", conta.

Aos 25 anos, o esporte passou a ser profissional. Willian começou a ir "prá fora" de Cotia, entrou na mídia do skate e há 6 anos conseguiu seu primeiro patrocínio, a Progress Skateboard. "Com a mídia ficou mais fácil conseguir outros patrocínios. Fui para Campinas filmar um projeto e daí em diante, ganhei o mundo", conta. Willian viajou para a Argentina, Barcelona, França, e nessa quarta-feira(28) está embarcando para a Suécia. "Vou focado para filmar mais coisas, fazer fotos para uma revista e propaganda para as marcas que me patrocinam. Vou ficar na Europa por dois meses e aproveitar para conhecer um pouco", disse.

Willian deixa claro que o skate mudou sua vida. "Eu poderia estar no bar. Posso não ganhar bem, mas tenho um estilo de vida mais tranquilo. Eu gosto de fazer isso, faço com o coração", ressalta.

O skatista costuma praticar o esporte nas pistas no Ginásio de Esportes, do Parque São George e atrás do Habib´s Cotia. Sobre os amigos que praticam com ele ele diz que "virou uma grande família". "Sempre acabo ajudando quem não tem equipamento e quer praticar". Willian conta que não há idade para a prática do esporte. "Tem gente de 10 a 33 anos".

No dia da nossa matéria, Willian treinava na pista do Parque São George onde, por ajuda do vereador Fernando Jão, da ASGV (Associação de Skate da Granja Viana) e de alguns comerciantes da região, está sendo feita uma obra de melhoria da pista de skate.

A ASGV

A ASGV - Associação de Skate da Granja Viana, existe desde abril de 2012, e surgiu de uma conversa entre Adaulto Ferreira (presidente), Mario Neto, Willian Damascena e Marcelo Dias. Todos conversavam sobre a carência do esporte na região, sobre a falta de incentivo público. "Precisávamos ter voz e então conversamos com o Jão e montamos a Associação", conta Rodrigo Werneck.

Para isso era necessário 20 integrantes, mas eles foram atrás e tudo aconteceu. Em junho de 2012 aconteceu o Arraiá Solidário, promovido pela Associação com o objetico de promover o esporte e a integração social da comunidade, fomentando a cultura skatista na região. Durante o evento aconteceu também um campeonato de skate.

"A idéia agora é fazer um mutirão da ASGV para fazer obras em espaços públicos para melhorar a prática do esporte. "Já foi feita arte nas pistas. Na praça Santa Adélia fizemos um mutirão de limpeza e pintura. Falta adaptar a praça para a prática do skate", finaliza Rodrigo.

Veja Também

Setembro 16, 2019

Setembro Amarelo: Prevenção do suicídio é tema de palestra do Pead in Capacitação

in Ações Sociais by Redação
Os cerca de 500 beneficiados pelo Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) participaram do ‘PEAD in Capacitação’ do mês setembro, no Espaço Movimenta Cotia.
Setembro 12, 2019

Dias temáticos reúnem promoções especiais no Raposo Shopping

in Cidades by Redação
Em parceria com os lojistas, empreendimento lança o programa "Todo Dia é Dia de Raposo".
Setembro 12, 2019

Reintegração de posse: Famílias são retiradas de terreno em Carapicuíba

in Cidades by Fau Barbosa
Área pertence à Cohab - Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo e teria sido invadida há 3 anos.
Set 11, 2019 368

Carapicuíba: GCM apreende drogas em barraco de lona e detém dois indivíduos

Caso foi registrado no 3º DP de Carapicuíba
Set 10, 2019 424

Policiais de Baep apreendem armas, coletes e munições em Osasco

Um indivíduo desconhecido foi morto durante troca de tiros.
Set 10, 2019 455

Embu das Artes: Indivíduo é preso com 683 tabletes de maconha

Houve troca de tiros e dois comparsas conseguiram fugir pelo mato
Set 10, 2019 458

Itapevi: Prefeitura e Senai estão com diversas vagas abertas e gratuitas para cursos de qualificação profissional

Opções são para qualificar jovens e adultos proporcionando oportunidade do primeiro…
Set 09, 2019 548

Raposo Tavares é interditada nos dois sentidos após acidente com carreta

Motorista bateu em um poste, atingindo a rede de alta tensão e energizando a pista
Set 09, 2019 424

Projeto Âncora: Carta do mês de setembro

Em julho deste ano, o Projeto Âncora parou para refletir e se reorganizar.
Set 04, 2019 643

Rotary Granja Viana realizará "Pizza Solidária"

No próximo dia 21 de setembro, a partir das 19h, o Restaurante Aldeia Nobre sediará a…

Visitantes Online:

Temos 1006 visitantes e Nenhum membro online