A+ A A-

Alckmin anuncia início das obras da ETA Vargem Grande Paulista

Por Fau Barbosa

As obras fazem parte do Sistema Produtor de Água São Lourenço que beneficiará diretamente 1,5 milhão de moradores além de reforçar o abastecimento de água na Grande SP.

Começaram na última quinta-feira (10), as obras do Sistema Produtor de Água São Lourenço, que vai ampliar a capacidade de abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo.

As obras, iniciadas em Vargem Grande Paulista, beneficiarão diretamente os moradores de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Santana de Parnaíba.

O Governador Geraldo Alckmin esteve em Vargem Grande Paulista onde anunciou, ao lado do prefeito Roberto Rocha, que a obra vai ampliar a capacidade de abastecimento de água da Região Metropolitana de São Paulo em 4,7 mil litros por segundo. A cerimônia foi realizada na Estrada Mineração Ouro Branco, bairro Tijuco Preto, onde será construída a Estação de Tratamento de Água (ETA) do município (leia abaixo).


"Temos seis sistemas de abastecimento de água, e hoje nasce um novo sistema que vai buscar água lá no rio São Lourenço. Será de 6,2 m³ por segundo a capacidade deste sistema, atendendo 1,5 milhão de pessoas da região oeste. Ajuda toda a metrópole e alivia o sistema Cantareira", destacou Alckmin.

A Sabesp tem capacidade instalada para produzir 73 mil litros de água tratada por segundo. O novo sistema vai ampliar esta capacidade para 77,7 mil litros por segundo. "Esta é mais uma ação fundamental para garantir a segurança no abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo", afirmou a diretora-presidente da Sabesp, Dilma Pena.

O investimento de R$ 2,21 bilhões será feito integralmente pela empresa vencedora da licitação, uma parceria da Andrade Gutierrez e Camargo Corrêa.

A entrada em operação do Sistema São Lourenço está prevista para 2018, e a expectativa é que sejam criados 2 mil empregos diretos e indiretos.

Na solenidade estiveram presentes a diretora-presidente da Sabesp, Dilma Pena, o vice-prefeito de Vargem Grande Paulista professor Carlos, os deputados estaduais João Caramez e Marcos Neves, além de prefeitos, vereadores, secretários municipais e imprensa.

ETA Vargem Grande Paulista
O novo sistema vai captar água na represa Cachoeira do França (Ibiúna), que é formada pelo rio Juquiá, e percorrerá uma distância de até 83 quilômetros até os pontos de tratamento, reservação e distribuição. A obra prevê a instalação de uma ETA em Vargem Grande Paulista, estações elevatórias, adutora e reservatórios para armazenar um total de 110 milhões de litros de água bruta.

A ETA-VGP será construída na Estrada Mineração Ouro Branco, bairro Tijuco Preto, numa área de aproximadamente 400 mil m2. De acordo com o Governador, a ETA-VGP será uma das mais modernas.

Ao autorizar a construção da ETA-VGP, o prefeito Roberto Rocha pleiteou algumas contrapartidas da Sabesp visando a melhoria da qualidade de vida da população local. “Esta obra foi muito bem planejada e trará diversos benefícios para nossa cidade. Realizamos diversas audiências públicas para apresentar e discutir com a população a obra e em breve vamos colher bons frutos desta parceria”, destacou Roberto Rocha.

O prefeito também informou que Vargem Grande Paulista será contemplada com outras obras:

- parte da área preservada da ETA, cerca de 80 mil m2, será utilizada como um Parque Temático com pistas de caminhadas para prática de exercícios e a academia ao ar livre;
- pavimentação da Estrada Mineração Ouro Branco, trecho de aproximadamente 2km;
- duplicação Ponte das Lages/Paysage
- pavimentação da Estrada da Bonanza.

Fotos: Fau Barbosa/ Daniela Rossetti

Portal Viva Cotia - O maior site de notícias de Cotia e região

Os artigos, reportagens e comentários, não refletem necessariamente a opinião do Portal Viva e são de inteira responsabilidade de seus autores.
É proibida a reprodução, edição e publicação total ou parcial de todo o conteúdo do site, sem autorização expressa do Portal Viva.
É proibida a reprodução das fotos e/ou imagens do site, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Web, sem prévia consulta e aprovação, conforme lei nº 9.610 de 19/02/1998, que rege sobre o Direito Autoral e Direito de Uso da Imagem no Brasil.

Fotos© Portal Viva 2009-2020. Todos os direitos reservados.

Portal Viva Cotia: http://www.portalviva.com.br/
Email: contato@portalviva.com.br
Curta nossa página: facebook.com/PortalVivaCotia

Siga-nos no Instagram: https://www.instagram.com/portalvivacotia/