Da Redação

Nesta quinta-feira, 22, o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo realizou nova reunião para eleger o novo presidente e vice-presidente do Cioeste para a gestão de 2015.

O encontro aconteceu em Carapicuíba e estiveram presentes sete dos oito prefeitos que integram o Consórcio (Sergio Ribeiro - Carapicuíba, Gil Arantes - Barueri, Jorge Lapas - Osasco, Geraldo Teotônio - Jandira, Gregório Maglio - Pirapora do Bom Jesus, Jaci Tadeu – Itapevi e Carlão Camargo – Cotia).

O prefeito Sergio Ribeiro, à frente do Cioeste em 2014, anunciou os eleitos. O prefeito Jorge Lapas (Osasco) é o novo presidente e Geraldo Teotônio, o Gê (Jandira) é o vice. A posse oficial acontecerá na próxima reunião, marcada para 26 de fevereiro, data que também marcará a inauguração da sede do Consórcio, na cidade de Barueri.

“A principal conquista deste primeiro ano do Cioeste foi sua consolidação jurídica, financeira e administrativa. A região precisava de uma entidade como esta para representar a população de forma unificada e garantir maiores conquistas para os quase dois milhões de habitantes desses oito municípios”, ressaltou o prefeito Sergio Ribeiro que este à frente do Consórcio neste primeiro ano de decisões fundamentais para sua efetivação.

Entidade que representa o que há de mais avançado em termos de governança pública no mundo, o Cioeste completa um ano de formação oficial em abril e, nesse curto tempo de trabalho, várias conquistas aconteceram:

- Criação das Câmaras Técnicas de Saúde, Meio Ambiente e Cultura;
- Criação dos Grupos de Trabalho para Mobilidade Urbana e para Gêneros e Diversidade;
- Aprovação para implantação da Casa Abrigo para mulheres em situação de violência na Cidade de Pirapora do Bom Jesus;
- Aprovação do Passe Livre para estudantes da rede pública de ensino ou universitários beneficiados pelo Fies ou Prouni;
- Início das obras do Corredor Oeste;
- Início das obras do Terminal Rodoviário do Km 21, na divisa de Osasco e Carapicuíba.

Consórcio Intermunicipal
O Cioeste é formado pelas cidades de Carapicuíba, Barueri, Jandira,
Itapevi, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, Cotia e Osasco. A soma
do PIB dessas cidades equivale a 2,23% do Produto Interno Bruto nacional,
cujos territórios totalizam 977 km² de área, com uma população de quase
dois milhões de habitantes.

O Cioeste é composto pelos municípios de Carapicuíba, Barueri, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba.

Fotos: Michelle Ferrarez

Visitantes Online:

Temos 861 visitantes e Nenhum membro online