No dia 31, voluntários das plataformas Wikimedia se reunirão no Centro de Atendimento aos Turistas (CAT) para melhorar a quantidade e a qualidade da informação sobre o município na internet

O município de Santana de Parnaíba recebe no último sábado de agosto (31) a partir das 10 horas um conjunto de atividades envolvendo as plataformas Wikimedia - dentre elas, a enciclopédia livre ​Wikipédia e a biblioteca multimídia a ​Wikimedia Commons​. Todas as atividades terão como ênfase o município de ​Santana de Parnaíba​, com o objetivo de compartilhar com membros da comunidade local as potencialidades do conhecimento livre nas plataformas Wikimedia e melhorar a qualidade da informação sobre a cidade na internet, de forma Santana de Parnaíba sairá “wikificada” da programação.

O evento, chamado ​Wiki Ocupa Santana de Parnaíba​, é gratuito e organizado pelo Wiki Movimento Brasil (WMB)​, associação de editores que contribuem com os projetos Wikimedia e atuam nas áreas de educação e tecnologias abertas. Será realizada uma “editatona” - maratona de edição de verbetes na Wikipédia vinculados ao município - e uma saída fotográfica pelos principais pontos da cidade, apoiada pela ​Secretaria de Cultura e Turismo​, a fim de carregar nas plataformas também imagens de Santana de Parnaíba. O grupo ainda entrevistará artistas e historiadores locais, a fim de melhorar a qualidade da informação sobre o município disponível nas plataformas Wikimedia e, consequentemente, na internet como um todo.

A Wikipédia, por exemplo, é o quinto site mais acessado do mundo e atividades de melhoria de seus conteúdos colaboram com a valorização do patrimônio cultural do município. Para participar das atividades programadas para o dia 31, basta entrar em contato com os organizadores do evento. Não é necessário conhecimentos prévios sobre o uso das plataformas wiki.

Os participantes das atividades terão uma oficina sobre como editar verbetes da Wikipédia e em seguida colocar a mão na massa para ampliar os conteúdos sobre Santana de Parnaíba na enciclopédia livre. Já os participantes da atividade fotográfica aprenderão a produzir, editar e carregar imagens na Wikimedia Commons, a biblioteca de mídias livres do Movimento Wikimedia.

Para esta atividade, os participantes deverão levar seu celular com câmera, ou uma câmera fotográfica.

Informações
● Local: ​Centro de Atendimento aos Turistas (CAT)​, Estrada dos Romeiros, 8977 (em frente ao Monumento aos Bandeirantes0
● Evento gratuito
● Organização: ​Wiki Movimento Brasil
● Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Visitantes Online:

Temos 429 visitantes e Nenhum membro online