Desde a tarde desta terça-feira (5/11), a Defesa de Cotia está com o contingente reforçado para dar rápida resposta às ocorrências relacionadas à chuva.

Somente na última tarde e início da noite, a Defesa Civil recebeu cinco chamados na região de Caucaia do Alto e um no Jardim Honoria, região do Colinas de Cotia. A Defesa Civil atende 24h pelo número 199.

Todas as ocorrências foram atendidas e as vias bloqueadas pela queda de árvores, liberadas. A Defesa Civil conta com uma equipe preparada para atender a população que se encontra em alguma situação de riscos causados por enchentes, alagamentos, deslizamentos, queda de árvores, entre outros, e os trabalhos contam com apoio da Secretaria de Obras e Serviços, que disponibiliza máquinas e caminhões para remover galhos, terra, entre outros.

“Nossa Defesa Civil passa por treinamento, reciclagem para atender a população e, além deste trabalho emergencial, nossos colaboradores desenvolvem ações educativas fundamentais para preparar a população para situações que envolvam perigos às suas vidas”, disse o prefeito Rogério Franco.

O diretor da Defesa Civil, Lincoln Júnior, afirmou que com a informatização do sistema de ocorrências - implantada recentemente pela gestão do prefeito Rogério Franco - os trabalhos ganham mais segurança, agilidade de consulta, atualização e armazenamento de dados que são fundamentais para se ter uma leitura rápida e eficiente de áreas de risco, por exemplo. “O sistema foi criado com base na rotina e na dinâmica de trabalho da própria Defesa Civil e, como teve a participação dos agentes que puderam dar sugestões, é uma excelente ferramenta. A Defesa Civil de Cotia foi a primeira a informatizar o seu sistema”, destacou.

Pedágio da Defesa Civil
Na última quinta-feira (31/10), a Defesa Civil de Cotia realizou mais uma ação educativa, um ‘pedágio’ na Escola Municipal do Caputera. Agentes abordaram os alunos e distribuíram material educativo, além de falar sobre a importância de atitudes seguras em dias de chuva. “De uma maneira leve e descontraída falamos com as crianças, pois sabemos que elas levam estas informações para casa e cobram dos pais posturas corretas para evitar grandes problemas”, disse Lincoln.

As ações educativas realizadas pela Defesa Civil já passaram por dezenas de escolas e alcançaram milhares de alunos com informações importantes como não ficar embaixo de árvore durante a chuva, não jogar lixo nas ruas ou nos córregos para não provocar alagamentos, entre outras.

Fotos: Divulgação

Visitantes Online:

Temos 820 visitantes e Nenhum membro online