Na última quinta feira(10), por volta das 22:40hs, mais um acidente aconteceu na linha férrea no trecho Mairinque x Santos. Desta vez, em São Roque, distante 7 kilometros da Estação de Caucaia.

O trem A14 da ALL - América Latina Logística, carregado com farelo de soja com destino à Santos, descarrilou ao chegar na curva do km 93 da linha férrea. Dez vagões tombaram no local. Um problema nos rodeiros dos vagões pode ter provocado o acidente.

O descarrilamento aconteceu a cerca de 30 metros após a ponte do km 51 da Rodovia Bunjiro Nakao. Vale destacar que os vagões tombaram à 50 metros do Ribeirão Vargem Grande, que drena para a Represa de Ibiúna, que por sua vez faz parte da APA de Itupararanga.

A Defesa Civil de Cotia recebeu várias denúncias anônimas sobre o acidente, e esteve no local na segunda feira(14), porém nada pode fazer por se tratar de outro Município.

A empresa responsável (ALL) começou a recolha da mercadoria a partir do dia seguinte do acidente, porém o mesmo ficou exposto por quase 8 dias no local. A partir de hoje(17) - uma semana após o ocorrido - será iniciada a limpeza do local.

"Isso pode ocasionar alterações da fauna e microflora do local", disse o Secretário de Meio Ambiente de Cotia - Dr. Laércio Camargo. "A sorte é que não foi derramado derivados de petróleo ou adubos, como ocorreu em Caucaia", enfatizou.

Outro acidente

O Portal Viva documentou em primeira mão um outro acidente ocorrido em Caucaia, há quase dois anos. Nesse caso, por pouco o óleo derramado não atingiu a Represa do Morro Grande, e comprometeu o abastecimento de água (leia aqui).

Fotos feitas no domingo(13) mostram outra composição passando pelo local (Fotos diurnas: Fabio DAiram)

Reunião do Conselho Gestor pressionou ALL

Uma reunião ocorrida em dezembro de 2010, entre a ALL e o Conselho Gestor da APA Tietê, colocou a empresa na parede. Na reunião foi apresentado o "Estudo Ambiental das obras de duplicação do trecho ferroviário Itirapina-Perequê", proposto pela ALL (Saiba mais)

O Conselho questionou o histórico da empresa, mostrando uma ferrovia perigosa, com falta de manutenção e fiscalização, o que causa inúmeros acidentes ambientais.

Fau Barbosa

Visitantes Online:

Temos 721 visitantes e Nenhum membro online