O prefeito Carlão Camargo (PSDB/Cotia) foi um dos 35 prefeitos que participaram nessa quarta-feira(30), do lançamento da Câmara de Desenvolvimento Metropolitano, criada por meio de decreto pelo governador Geraldo Alckmin para promover modernidade e dar maior velocidade à solução de problemas comuns que atingem os municípios da chamada macrometrópole paulista.

A região congrega 153 cidades e concentra 72% da população e 80% do PIB do Estado, aproximadamente 27% do PIB do país.

O colegiado, composto por 11 secretarias e presidido pelo próprio governador, será responsável por estabelecer a política estadual para as regiões metropolitanas e outras concentrações urbanas de São Paulo."Estamos seguindo um modelo de gestão que já é sucesso no mundo. Cuidar da questão metropolitana é fundamental para a solução dos problemas de todo o Estado", disse Alckmin.

"Se tivermos boas políticas públicas beneficiaremos muita gente, vai melhorar a vida de muitas pessoas. E quase todas as questões são metropolitanas, por exemplo, a água, não tem como resolver o problema de uma cidade, então nós vamos buscar água até em outro Estado, o Sistema Cantareira, por exemplo, tem águas de Minas Gerais. Na questão do combate a enchente: para evitar enchente no Mercadão, no Tamanduateí, nós fizemos um piscinão em Mauá", exemplificou o governador.

Secretário Sidney Beraldo (Casa Civil), governador Alckmin e o vice-governador Guilherme Afif Domingos - Edson Aparecido (Secretário de Desenvolvimento Metropolitano)

Uma das atribuições do colegiado será a criação de comitês executivos para planejar e acompanhar cada projeto a ser implantado na região da macrometrópole. Esses grupos de trabalho poderão ser compostos por várias secretarias, dependendo das áreas que integram os projetos. "O governador, que inovou ao criar a Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano, avança ainda mais ao instituir a Câmara. Será um instrumento importante no planejamento e execução dos projetos do governo e de articulação com as prefeituras", disse o secretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, secretário-executivo da Câmara.

Além do governador Geraldo Alckmin e do secretário Edson Aparecido, da Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano, farão parte da Câmara os secretários: Andrea Calabi (Fazenda), Bruno Covas (Meio Ambiente), Emanuel Fernandes (Planejamento e Desenvolvimento Regional), Edson Giriboni (Saneamento e Recursos Hídricos), Guilherme Afif Domingos (Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia), José Aníbal (Energia), Jurandir Fernandes (Transportes Metropolitanos), Saulo de Castro (Logística e Transportes), Sidney Beraldo (Casa Civil) e Silvio Torres (Habitação).

O evento contou com a participação de 35 prefeitos das mais variadas legendas, deputados estaduais e políticos de todas as regiões do Estado. "O Sistema de Desenvolvimento Metropolitano trabalhara a favor de todos os municípios, de todas as prefeituras, independente de sua orientação política. O trabalho conjunto entre estado e município é fundamental para o sucesso dessa iniciativa", disse o secretário Edson Aparecido.

Da região Grande Oeste, estiveram presentes à cerimônia os prefeitos:

Antonio Carlos Camargo-PSDB (Cotia)
Jorge Costa-PMDB (Itapecerica da Serra)
Anabel Sabatine-PSDB (Jandira)
Roque Hoffmann-PSDB (Araçariguama)
Evilásio Farias-PSB (Taboão da Serra)
Roberto Rocha-PSB (Vargem Grande Paulista)
Sérgio Silva-PT (Carapicuíba)

Da Redação com a Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano

Visitantes Online:

Temos 484 visitantes e Nenhum membro online