Na audiência pública dessa sexta-feira(26), o Secretário de Transportes e Trânsito apresentou uma "agenda", falando sobre os objetivos da Audiência Pública e apresentando alguns dados do estudo feito antes da licitação do transporte.

O trabalho, segundo ele, levou cerca de um ao e meio. O Portal Viva apresenta a agenda e alguns desses dados para conhecimento dos nossos leitores.

O Município de Cotia

Cotia é um municipio com uma área territorial de 323,89 km2. Segundo o Censo 2010, sua população é hoje de 201.150 habitantes. O número estimado de domicílios é de 50.375 e a cidade tem uma densidade demográfica de 622.55 por km quadrado.

Segundo o estudo, doze cidades fazem divisa com Cotia. Ao norte: Itapevi, Jandira e Carapicuíba. Ao leste: Osasco, São Paulo, Taboão da Serra e Embu. Ao sul: Itapecerica e São Lourenço da Serra. E ao Oeste:Ibiúna, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Principais Vias de Acesso:

- Rodovia Raposo Tavares (SP270). Ligação com os municípios de Osasco e São Paulo no sentido leste e Vargem Grade Paulista, São Roque e Ibiúna no sentido oeste. principal eixo estruturador do município, seccionando-o em duas partes (ao norte e ao sul da Rodovia).

- Estrada da Roselândia (principal acesso) e da Estrada Velha de Itapevi II (acesso secundário), ao norte de Cotia faz o acesso á Itapevi.

- Estradas Fernando Nobre e Caiapiá, que fazem o acesso à Jandira.

- Estrada da Aldeia e Avenida São Camilo, que fazem o acesso à Carapicuíba.

- Estrada do Embu, Estrada do Capuava e Estrada da Represinha, que fazem a ligação de Cotia com o Embu.

- Rodovia BUnjiro Nakao, que liga Cotia aos municípios de Vargem Grande Paulista e Ibiúna.

Dados da Pesquisa Origem-Destino realizada pelo Governo de SP em 2007

Plano de Reorganização e Racionalização do Transporte

Cotia teve então, como ponto de partida, as análises derivadas das pesquisas de campo, e a reorganização observou a seguinte metodologia: elaboração dos critérios usados para elaboração da proposta e aplicação dos critérios e aplicação da proposta.

Variáveis analisadas: a) passageiros transportados no pico da tarde por itinerário e por sentido. b)passageiros transportados na hora-pico, para o sentido crítico de cada itinerário. c)partidas na hora-pico, para o sentido crítico de cada itinerário, para ambos os serviços. d)tempo entre partidas na hora-pico, e) ciclos na hora-pico e f) quantidade de veículos necessários.

A proposta de reorganização do transporte seguiu como orientação geral a manutenção das linhas e itinerários existentes, e alteração da tecnologia veicular das linhas(ônibus e/ou micro-ônibus).

Dessa forma o estudo propõe a adequação da operação das linhas de modo que, uma linha atualmente operada pelo serviço alternativo passe a ser operada pelo convencional e vice e versa.

Objeto da Concessão:

- Delegação da Prestação e Exploração do Serviço Público de Transporte Coletivo de passageiros do Município de Cotia.

- Prazo de 10 (dez) anos, renováveis por igual período, atrvés de veículos de transporte coletivo de passageiros.

- Engloba TODAS as linhas atuais e as futuramente criadas ou modificadas no território do Município.

O Município de Cotia decidiu, atendendo ao interesse público e mediante licitação, outorgar, por CONCESSÃO, a prestação e exploração do serviço público de trasporte coletivo de passageiros do município, através de veículos de transporte coletivo de passageiros pelo prazo de dez anos.

Tarifa e frota

A tarifa será fixa. divulgada em edital e terá reajustes anuais. A prefeitura irá ressarcir a gratuidade referente aos passes de estudantes. A frota terá uma idade média máxima de seis anos.

Sistema de Operação Regular

A empresa concessionária deverá operar e administrar todo o sistema de transporte público coletivo do município de Cotia.

A qualidade do transporte irá melhorar com a reorganização das linhas, adequando a capacidade (tamanho) dos veículos, à demanda existente.

Sistema de Operação Complementar

Serão contratados operadores autônomos para os serviços das linhas (alternativos). A Prefeitura conduzirá um processo público de pré-qualificação dos operadores autônomos.

Contratados pela concessionária futura, com a minuta de contrato previamente estabelecida entre concessionária, operador e Prefeitura. Cada veículo terá um operador e um preposto que operarão, cada um, meio período (manhã ou tarde).

Saiba como foi a Audiência Pública, clicando aqui.

Fau Barbosa

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