Uma aeronave experimental, modelo RV-10, prefixo PT-ZDO, pegou fogo por volta das 13:00hs desse sábado, no final da pista de pouso da Fazenda Nascimento, próximo ao km 40 da Rodovia Raposo Tavares, em Caucaia do Alto.

O monomotor tinha três ocupantes, o piloto da aeronave, Roberto Marcel Caurim, de 39 anos, Celso Rodrigues Blaya e Marcelo Ivesen Rosada. Os três são moradores de Limeira, e teriam saído de Araras, no interior de São Paulo, com destino à Cotia.

Segundo informações, ao pousar, o piloto teria perdido o freio e não teria conseguido parar a aeronave, que acabou descendo o barranco, batendo no muro e pegando fogo. Os três ocupantes conseguiram sair do avião e tiveram apenas escoriações leves.

Os bombeiros foram acionados, e foram para o local com um caminhão Autobomba, um auto tanque e uma unidade de resgate, caso houvesse vítimas.

"Ao chegarmos ao local, já havia pouca coisa em chamas", disse o Sargento Silvio ao Portal Viva.

Eles acessaram o local pelo muro da Rua Cândido Baltazar, na altura do nº 211. A cabeceira da pista faz fundos com a Escola Municipal Ernesto Benedito Camargo, no Jardim Elias. A Equipe A da Guarda Civil de Caucaia e a PM também foram para o local para dar apoio.

Cabeceira da pista onde o avião não conseguiu frear e acabou caindo e pegando fogo

Um dos proprietário da fazenda, Sebastião Suzano, afirmou que o piloto não pediu autorização para pouso. "Por se tratar de uma pista particular, e não de alta rotatividade, é normal que se peça autorização antes de pousar, o que, não sabemos por que, não foi feito", disse. A pista tem 740 metros, 100 mestros a mais do que é necessário.

Os proprietários da pista, Paulino Nascimento e Sebastião Suzano

Segundo o delegado Dr. Carlos Eduardo de Souza, que esteve no local, os ocupantes teriam dito que vinham para um encontro de aeronaves na região.

Polícia Civil e perícia chegam ao local com o delegado Dr. Carlos Eduardo Soares

Após o acidente, foi acionado o Sindacta 2 (Setor de busca e salvamento), que por meio de seu Sargento da Aeronáutica, Sgt. Almeida, por sua vez acionou o Seriba 4 (Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), que vai dar prosseguimento às investigações.

Atenderam a ocorrência as equipes do Corpo de Bombeiros de Cotia, Sargento Silvio, Sd Alan e Sd Bastos (autobomba), Sd Rosse (autotanque) e Sargento Eriveto, Sd Manganaro e Sd J.Santos (Unidade de Resgate).

Matéria e fotos: Fau Barbosa

Visitantes Online:

Temos 699 visitantes e Nenhum membro online