Da Redação

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad(PT), assumiu nesta terça-feira (16) a presidência do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana.

O prefeito de Cotia, Carlão Camargo (PSDB), ficou com a vice-presidência.

O conselho é formado por 58 integrantes, sendo 39 municípios da Grande São Paulo, dois representantes da Assembléia Legislativa e 17 do Governo do Estado. Seu objetivo é promover a cooperação entre diferentes esferas de governo, assegurando o aproveitamento dos recursos públicos, a utilização racional do território, dos recursos naturais, culturais, a proteção do meio ambiente e a redução das desigualdades regionais.

Durante seu discurso, Fernando Haddad propôs a criação de um Plano Diretor da Região Metropolitana.

O prefeito enfatizou que trabalhará lado a lado com o vice-presidente Carlão Camargo e anunciou publicamente que iniciará tratativas em seu governo para doar a área do Cemucam à Prefeitura de Cotia.  “Durante uma conversa antes do evento, o prefeito Carlão falou sobre o Cemucam, que pertence a São Paulo mas está na cidade de Cotia. Assumo publicamente o compromisso de enviar à Câmara um projeto para que a área seja doada à cidade de Cotia”.

O prefeito Carlão agradeceu o empenho do prefeito da capital. “Pela primeira vez, tivemos o apoio do prefeito de São Paulo, que se sensibilizou com a importância de promover melhorias no maior parque de nossa cidade. Essa notícia simboliza a importância do Conselho, que foi criado para ampliar o diálogo entre as cidades e pensar em ações comuns que reflitam na melhoria das condições de vida da população”, afirmou.

O governador Geraldo Alckmin(PSDB) participou da reunião e citou a importância do Conselho para que haja sinergia e melhores políticas para as regiões metropolitanas. Na cerimônia, ele assinou um decreto criando um fundo para captação de recursos, uma conta conjunta dos municípios e do Estado que vai poder receber empréstimos de bancos internacionais.

Durante o encontro, aconteceu a entrega do Regimento Interno aos novos conselheiros, o lançamento do Atlas "Unidades de Informações Territorializadas - UIT's" e a distribuição do livro "Macrometrópole Paulista - Dados e indicadores 2013". Também foram discutidos projetos em execução na região.

Região Metropolitana de São Paulo
A RMSP é composta pelos municípios de Arujá, Barueri, Biritiba-Mirim, Caieiras, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guararema, Guarulhos, Itapevi, Itapecerica da Serra, Itaquaquecetuba, Jandira, Juquitiba, Mairiporã, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Poá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Salesópolis, Santa Isabel, Santana de Parnaíba, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Lourenço da Serra, São Paulo, Suzano, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.

A Região Metropolitana tem atualmente 20 milhões de habitantes, dez rodovias, centenas de córregos e rios. As cidades compartilham riquezas econômicas, naturais e problemas.

Para unificar informações sobre a região, agora existe um atlas geográfico e social da Grande São Paulo. Um instrumento a mais na hora de discutir problemas comuns que exigem a cooperação de todos, como por exemplo, a restrição à circulação de caminhões que, no caso de Cotia, trava a Rodovia Raposo Tavares e os acessos à cidade.

Benedito Simões, Moisés Cabrera, Fernando Haddad e Carlão Camargo

Na próxima reunião, que deve acontecer daqui há um mês, o Conselho vai definir como será a contribuição dos municípios nesse fundo de investimentos. O próximo encontro será daqui a um mês.

Estiveram presentes também os prefeitos de Itapecerica da Serra, Amarildo Gonçalves, de Embu-Guaçu, Clodoaldo Leite da Silva, Francisco Júnior de Juquitiba, Roberto Rocha, de Vargem Grande Paulista, Luiz Marinho, de São Bernardo do Campo, que também é presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e os vice prefeitos de Cotia, Moisés Cabrera e de Embu das Artes, Natinha.

Visitantes Online:

Temos 666 visitantes e Nenhum membro online