Por Fau Barbosa

Um semáforo localizado no cruzamento da Avenida São Camilo e Rua José Félix de Oliveira, instalado há poucos dias, tem sido motivo de várias reclamações na comunidade da Granja Viana.

Alguns exemplificam o problema com o semáforo instalado na Estrada do Embu, onde moradores locais levam de 15 a 20 minutos para percorrer menos de 800m até a Rodovia Raposo Tavares.

Alguns moradores da Granja iniciaram um movimento nas redes sociais contra a implantação do semáforo. Sobram comentários do tipo: "Levo 15 minutos a mais no já existente trânsito da Granja"; "Não lembro de ter ouvido ninguém pedir um farol ali"; "Hoje estava parado perto do Nicolau lá perto do Inpla (Carapicuíba)"; "Sem contar o aumento da violência na Granja, que com o farol, só tende a piorar", e por aí vai.

Para quem sobe a José Félix , o rabo do trânsito chega ao posto de gasolina. Para quem vem da São Camilo sentido Carapicuíba, o rabo chega ao Pão de Açucar. E para quem vem de Carapicuíba, o rabo do trânsito passa do Alphaville. "Com a instalação do semáforo o trânsito piorou, e muito!", diz outro morador. Segundo os moradores, uma rotatória seria a melhor solução.

A instalação do semáforo acabou gerando outras medidas, também reprovadas pelos motoristas que passam por ali diariamente, como a proibição de se virar da Avenida São Camilo à esquerda para entrar na Rua José Félix de Oliveira. Desde a implantação das novas regras, os motoristas precisam ir até a entrada do Condomínio Palos Verdes para fazer o retorno, aumentando o fluxo de veículos na entrada do condomínio. "E o Demutran já está aplicando multas ali, mesmo sem nenhuma faixa informando com antecedência que seria implantada a proibição", relatam os motoristas. "Além do problema da placa, há uma lombada embaixo do semáforo", criticam outros.

Um outro assunto, já levado à reuniões com a Secretaria de Trânsito, é o problema de entrada e saída da Escola da Granja, que acaba piorando o trânsito no local. "Quando vão ativar o sistema interno viário? A Prefeitura ficou de ir lá conversar com a escola, não?", pergunta um morador.

A reportagem do Portal Viva conversou na manhã dessa quarta-feira(27), com o Secretário de Trânsito, Silvio Leme. "A colocação do semáforo era necessária já que o cruzamento está além de sua capacidade", disse. O secretário disse que tem feito visitas periódicas ao local, e diz estar recebendo elogios. 'Tem gente que para para elogiar, dizendo que agora acabou a bagunça", relata.

Sobre os ajustes de tempo, o Secretário também informou que a programação continua em estudos, já que varia de acordo com os horários e com os picos de trânsito. "Até o final de semana os ajustes devem terminar e tudo deve estar funcionando definitivamente".

Com relação à nova proibição de virar à esquerda na Rua José Félix de Oliveira, Silvio informou que não foram aplicadas multas até o momento. "Estamos apenas orientando os motoristas e isso deve continuar até o final dessa semana".

Silvio ressalta que é necessário que as pessoas se habituem a não subir a Rua José Félix para entrar na São Camilo em direção ao viaduto. "O correto é entrar pela Rua Nova Amazonas e Nova América", informa. "Isso diminuirá o trânsito para quem sobe.

Com relação à Escola da Granja, Silvio informou que já esteve lá conversando com os responsáveis, porém até o momento nada foi feito.

Visitantes Online:

Temos 828 visitantes e Nenhum membro online