"É com meu pesar que passo essa informação, pois o córrego que por ali existia (esquina da Rua Curitiba, em Cotia), hoje não tem mais vida. Além do odor insuportável de esgoto ainda existe odores fortes de solventes e óleos (diesel e queimados), que descem pelo rio contaminando tudo pela frente. Existem Oficinas mecânicas, lava - rápidos e uma garagem de ônibus na região que precisam ser vistoriados".

O Portal Viva recebeu a denúncia na redação e esteve no local. Trata-se do córrego que passa em meio ao Parque Linear recém criado pela prefeitura. Pode-se ver que apesar das lixeiras, o lixo está espalhado pelo chão e nas margens do rio. A lixeira está vazia...

A denúncia foi encaminhada à Cetesb, conforme os termos da Lei.

Artigo 2 º - Fica proibido o lançamento ou a liberação de poluentes nas águas, no ar e no solo.

Artigo 3 º - Considera-se poluente toda e qualquer forma de matéria ou energia lançada ou liberada nas águas, no ar ou no solo.

Artigo 4 º - São consideradas fontes de poluição todas e quaisquer atividades, processos, operações ou dispositivos, móveis ou não que, independentemente de seu campo de aplicação, induzam, produzam ou possam produzir a poluição do meio ambiente, tais como: estabelecimentos industriais, agropecuários e comerciais, veículos automotores e correlatos, equipamentos e maquinárias, e queima de material ao ar livre.

A Ouvidoria da Cetesb nos respondeu:

"Em resposta ao vosso e-mail enviado a esta Ouvidoria, informamos que cabe a CETESB, fiscalizar fontes de poluição enquadradas no artigo 57 da Lei nº 997/76 aprovada pelo Decreto 8468/76 e suas alterações.

Diante do exposto, solicitamos que entre em contato com a Prefeitura de Cotia, localizada na Avenida Professor Manoel José Pedroso, 1347, Jardim Nomura, telefone: (11) 4616-0466 - e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., para um perfeito atendimento.

Cópia dessa carta foi encaminhada à Secretaria de Meio Ambiente de Cotia em 25/05/2010

Da Redação

 

Visitantes Online:

Temos 658 visitantes e Nenhum membro online