Na manhã dessa terça-feira, o Portal Viva recebeu uma ligação, denunciando o fechamento de uma rua no miolo da Granja Viana. Entramos em contato com o secretario-adjunto de obras - Luis Gustavo Napolitano, que enviou uma equipe ao local.

Também fomos até lá e nos deparamos com o início da obra, ainda na primeira fileira de tijolos.

Os moradores da rua vieram conversar com nossa reportagem, e nos contaram o por que do fechamento. Um deles é o apresentador e morador da Granja há 32 anos, Goulart de Andrade.

O FECHAMENTO PREVÊ UMA FLOREIRA NO LOCAL PARA DIFICULTAR A FUGA DOS LADRÕES

Ele nos contou que a rua sofreu nove assaltos nos últimos dois meses, a maioria acontecendo nos finais de semana e feriados, quando os moradores são dominados ao entrar em suas casas, retornando de passeios.

RUA SÃO AFONSO, CRISTIANO DA SUB E OS MORADORES BASÍLIO E GOULART DE ANDRADE

"Os moradores estão assustados. Não aguentamos mais essa situação", disse Goulart. Segundo ele, o local também virou ponto de desova de carros.

COM O FECHAMENTO DA RUA, MOTORISTAS DESAVISADOS MANOBRAM O CARRO

Enquanto conversávamos com os moradores, vários carros, ao perceber a rua fechada, manobravam.

Uma das motoristas reclamou: "Deviam ao menos colocar uma placa na entrada da rua, avisando do fechamento. À noite, alguém pode se machucar, se não enxergar os tijolos no chão", disse.

Um outro morador, o sr. Basílio, nos disse que as placas já estão sendo feitas.

CROQUI MOSTRA A ÁREA DE FECHAMENTO DA RUA SÃO AFONSO COM RUA SÃO JORGE

Abaixo Assinado para implantação de Bolsão

Por conta disso, eles protocolaram na Prefeitura de Cotia, no dia 20 de agosto (protocolo 28215/2010), um abaixo assinado pedindo autorização para melhorar a segurança e diminuir a rota de fuga dos bandidos, bloqueando a saída da Rua São Afonso para a Rua São Jorge.

"O abaixo assinado tem 100% das assinaturas dos moradores", disse Goulart.

ABAIXO ASSINADO DOS MORADORES DA RUA É PROTOCOLADO NA PREFEITURA

Reunião com o Prefeito

Estivemos na Secretaria de Habitação, conversando com o Secretário José Lopes, que nos confirmou o pedido de fechamento, mas enfatizou que ele ainda não foi autorizado pelo Prefeito Carlão. Segundo ele, uma reunião na tarde de ontem definiria esse assunto.

Hoje pela manhã, novamente em contato com o secretário, fomos informados de que o Prefeito ainda não tem nenhuma definição sobre o assunto.

"O prefeito está muito preocupado com essa onda de assaltos que vem acontecendo em Cotia", disse José Lopes. "Ontem mesmo foram feitos uma série de bloqueios na cidade, pela PM e Guarda Civil", ressaltou.

Assaltos na região

A cidade tem sofrido alguns assaltos nos últimos meses. Recentemente, até a casa do Prefeito Carlão foi assaltada em Cotia.

Na Granja Viana, moradores da Rua das Granjas, Rua Cherubina Viana e Av. dos Manacás, no Jardim da Glória, tem vivenciado momentos de apreensão ao saírem e chegarem em suas casas e empresas, pois os assaltos costumam acontecer pela manhã, e a mão armada.

RUA DAS GRANJAS TAMBÉM TEM SOFRIDO COM ASSALTOS NOS ÚLTIMOS MESES

No Jardim Semiramis, no km 21, na semana passada o assessor do deputado Willian Woo foi assassinado ao reagir a um assalto.

Em Cotia, a cena se repetiu no dia seguinte, e um sítio foi invadido pelos bandidos no Jardim Pioneiro, que além de roubar, ainda agrediram os moradores.

Policiamento

Segundo as autoridades, estão sendo feitas em toda a cidade, várias operações em conjunto com a Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil, a fim de tentar minimizar essas ocorrências.

Matéria e fotos: Fau Barbosa


Visitantes Online:

Temos 376 visitantes e Nenhum membro online