Para serem ouvidos, granjeiros foram às redes sociais para reclamar e promoveram buzinaço na rua. Secretário prometeu voltar a mão dupla neste sábado

Nesta semana a Granja Viana foi palco de uma grande polêmica envolvendo uma das ruas mais conhecidas e importantes do bairro: a Rua Nova Amazonas.

Há cerca de dois anos, como medida para desafogar o trânsito pesado da Rua Nova América (paralela), a rua que antes era mão única de descida, foi transformada em mão dupla em boa parte do seu trecho. Apesar do trajeto envolver uma área sinuosa, resolveu em parte o problema de quem ficava um bom tempo preso no congestionamento da Rua Nova América, já que há alguns anos as ruas do entorno se transformaram em bolsões residenciais, limitando o tráfego local e tendo como vilão o entroncamento com a Avenida São Camilo, onde o trânsito "trava". A avenida passou ainda a ter longos congestionamentos nos horários de pico, por conta da pintura de um sinal de PARE, colocado pelo DER, poucos metros antes do viaduto Willian Ortiz. "Tem dias que o trânsito está parado no semáforo da José Félix", relata uma moradora.

Lembrando que a mobilidade vem sendo bastante questionada ultimamente na Granja Viana. Também usada para fugir do trânsito nos horários de pico, a Rua Roma precisou ser interditada para obras, o que causou ainda mais transtorno aos moradores, afetando bastante o tráfego na região.

Mas a gota d´água aconteceu esta semana, quando inesperadamente a Rua Nova Amazonas deixou de ser mão dupla e voltou à mão única de descida, pegando muitos motoristas de surpresa e gerando uma enorme polêmica no bairro por conta dos trânsito que ficou ainda mais caótico.

Um buzinaço foi organizado nas redes sociais nesta sexta-feira por moradores e usuários da via.

Portal Viva Cotia recebeu inúmeras reclamações de moradores indignados com a mudança. Nossa reportagem entrou em contato na manhã desta sexta-feira com o Secretário de Trânsito, Joaquim Brechó, pedindo um posicionamento oficial sobre a decisão. Ele informou que estava em reunião para resolver o problema e disse que assim que possível daria um retorno.

Por volta das 17h30, o secretário retornou o contato por telefone, informando o motivo da mudança. Segundo ele, uma reclamação feita no MP foi o motivo da mudança. Porém, como a repercussão foi negativa, ele disse que neste sábado, na primeira hora, vai voltar à mão da rua para mão dupla, enquanto estuda o que fazer para melhorar o fluxo na região.

A reportagem do Portal Viva Cotia continuará acompanhando o caso.

Em tempo:

Nesta sexta-feira(15) à tarde, o site da Prefeitura de Cotia publicou a informação da mudança na mão da rua. 

"Desde segunda-feira (11/03), a rua Nova Amazonas, na Granja Viana, voltou a ser sentido único. O Departamento de Sinalização Viária (DSV), no entanto, só conseguiu terminar a pintura da sinalização na quarta-feira (13/03), por conta da chuva que caiu no início da semana. Mas, no início da semana, faixas instaladas no local já alertavam aos motoristas sobre a mudança na rua que tem aproximadamente 1 quilômetro de extensão.

Moradores da via chegaram a solicitar atenção da Prefeitura para o fato de a via, bastante estreita, ter a necessidade de mudança. Agentes de trânsito da Secretaria de Transportes e Trânsito (Settrans) fizeram um levantamento no local e confirmaram a viabilidade de voltar a via a mão de sentido único.

De acordo com a Settrans, em gestões passadas, a rua Nova Amazonas era mão única, passou a ser mão dupla e, agora, voltou à configuração inicial, pois, como a via é estreita, não comportava o fluxo viário nos dois sentidos e causava muitos transtornos, tantos para os motoristas que trafegam pelo local, como para os moradores". 

Atualizando... 

Na manhã deste sábado(16), nossa reportagem foi conferir a situação na rua. Por volta das 08h10 o Demutran já estava no local refazendo a sinalização, conforme prometido pelo secretário. Resumindo: A rua, a partir de hoje, voltou a ser mão dupla.

Fotos: Fau Barbosa

Visitantes Online:

Temos 988 visitantes e Nenhum membro online