Por Fau Barbosa

Nesse sábado(30), o Distrito de Caucaia do Alto completa 69 anos de vida e de muita história!

Não há como não se apaixonar por esse distrito que faz parte de Cotia. Cercado de verde por todos os lados - o que lhe conferiu o apelido de Cinturão Verde da Grande São Paulo - ele remete aos tempos em que toda a juventude nadava e bebia da água do rio que corta a cidade.

Muita história ainda é ouvida dos moradores nascidos há mais de 60 anos nesse lugar mágico. Conhecer Caucaia à fundo, é voltar no tempo, reviver momentos contados por gente que realmente ama esse lugar e demonstra isso no brilho dos olhos, ao falar dele.

Por várias vezes "desci prá Caucaia", onde tenho muitos amigos...e cada vez que chego lá, a sensação é a mesma: ali é um pedaçinho de um lugar que certamente eu escolheria para viver!

Fazendo História

Caucaia do Alto é assim chamada, por ser o ponto mais alto do ramal Mairinque-Santos da ferrovia. A Estação de Caucaia foi inaugurada em 1931, mas era provisória e feita de madeira. A estação definitiva, feita em alvenaria, ficou pronta em 1934.

A ESTAÇÃO DE CAUCAIA EM MEIO A UM LUGAR REPLETO DE VERDE...

A Igreja de N. Sra. Imaculada Conceição – O historiador e Professor Marcos Martinez, relatou em um artigo do Portal Viva sobre construções antigas de igrejas: "...segundo o Pe. Domingos Scacia, a capela de Caucaia do Alto era uma das maiores da freguesia de Cotia. Foi construída e dirigida por uma associação religiosa. Tinha quatro sinos sobre as janelas da frente e um coreto. Era uma capela limpa interna e externamente. A sacristia ficava nos fundos, na parte superior (15). Os primeiros batizados foram realizados aos 19 de março de 1915 pelo Pe. Virgílio Baguzzo Capuchino. A partir desta data os batizados começaram a ser feitos regularmente na mesma capela".

A Caucaia de Outrora..."Nos anos 50 quase não havia carros. A molecada brincava na rua, nadava nos rios e se divertia com pouco", me contou um filho da terra, Mauro Isaac Pires - filho de Ivo Mario Isaac Pires, o "Trivo", prefeito de Cotia por três mandatos - 1963, 1973 e 1983. O carisma e simpatia é algo que corre nas veias da família. Conversei com muitos caucaianos, e todos foram unânimes em dizer que o prefeito Ivo era muito querido. "Ele era um homem do povo e fez muito pela cidade", disse um comerciante.

CAUCAIA VISTA "DO ALTO" E DE CIMA DO PONTILHÃO DA ENTRADA DA CIDADE, POR ONDE PASSA O TREM...

É gostoso ouvir um pouco da história de Caucaia. Andar pelas ruas e pelas casas dos antigos moradores, conhecer os personagens que fizeram a história desse lugar.

A primeira fármacia...Em 2010, entrevistei o "Seu Carlos", dono da primeira farmácia de Caucaia..."Eu me casei com 20 anos. Quando eu cheguei em Caucaia, em 1957, o motorista de ônibus chamava-se Carmelino. Aqui era um barro que era uma tristeza. O ônibus saia as 5 da manhã e só vinha as 10 da noite. Quem queria comer pão, esperava um tal de Sadie - que era um turco - e que vinha com a perua cheia de pão, mas tudo duro. A gente comprava 20, 30 pães e ia esquentando pra comer", disse. (leia a matéria completa clicando aqui)

Um cantinho, um paraíso, uma Caucaia do Alto que eu amo tanto!

Parabéns Caucaia! Não perca esse brilho próprio, essa energia fantástica que nos embriaga e nos faz ser feliz cada vez que colocamos os pés aí!

Feliz 69 anos!

Fotos: Fau Barbosa

Visitantes Online:

Temos 575 visitantes e Nenhum membro online