Por Fau Barbosa

Foi com essa frase que fui abordada na rua por algumas moradoras da Granja Viana na tarde dessa quarta-feira(7), no centrinho da Granja.

Apreensivas, elas me perguntaram o que eu poderia fazer para ajudar o nosso bairro, que sofre hoje com o aumento da criminalidade. A resposta veio rápido: "Cobrar as autoridades".

Cotia é uma cidade com 325km quadrados. Temos cerca de 205 mil habitantes...E um efetivo policial não condizente com essa situação.

Ultimamente, a segurança tem sido um item preocupante para os moradores da cidade, principalmente para a população da Granja Viana, que após inúmeros episódios de explosões de caixas eletrônicos e assaltos e furtos de veículos, tem se sentido acuada.

Apesar de todo o esforço feito pela Guarda Civil, pela Polícia Civil e pela Polícia Militar, a população está bastante insegura.

Todos os dias recebo notícias de alguma ocorrência de furto, de roubo, etc...Enquanto são casos isolados e pequenos, ninguém costuma dar importância... Mas na semana passada um homem foi morto com uma criança no colo, ao sair de um mercado, no km 30 em Cotia.

Mas e a Granja? A Granja Viana está sendo feita refém dos bandidos!Ainda na semana passada, o Administrador Regional (L.G. Napolitano) foi vitima de bandidos armados com sub metralhadora e pistola em uma rua do Parque São George. Eles levaram seu carro, relógio e demais pertences.

Ontem - 3ª feira, em plena hora do almoço (meio-dia), um homem foi rendido no estacionamento do Bradesco, na Praça Niso Viana, por um homem armado. Levaram R$5.955,00 dele, dinheiro de pagamento de funcionários. Um outro comparsa aguardava em uma moto e ambos fugiram.

Ainda ontem na hora do almoço um restaurante da Granja Viana também foi assaltado, assim como foram assaltados estabelecimentos comerciais da Rua José Félix na última semana, em pleno dia!!!

À noite, por volta das 19 horas, alunos foram rendidos e assaltados quando chegavam em uma Faculdade, na Estrada do Espigão. Segundo informações o assalto foi feito por garotos fortemente armados. Seis alunos foram vítimas dos bandidos.

Ahhh...Acabei de saber que ontem ainda houve um roubo no Jardim do Engenho.

Por dia, uma média de cinco carros estão sendo furtados na Granja Viana. As principais ruas onde acontecem os assaltos são a Adib Auada (atrás do Shopping), a Manacás, no Jardim da Glória, e agora até a São Camilo.

Ou seja! A pacata Granja Viana está vivendo hoje um momento grave de insegurança no bairro. Chegou o momento das autoridades - Governador, Prefeito, Secretário de Segurança - tomarem uma atitude firme e aumentarem o efetivo de viaturas, dando melhores condições para esses profissionais trabalharem.

Entrei em contato por telefone com o Secretário Almir Rodrigues, que me garantiu que o policiamento da Guarda Civil está sendo feito da mesma forma, e que o efetivo não foi reduzido. "Estamos forçando o monitoramento, que com a parceria de empresários vai ser instalado em vários pontos da Granja. A central deve ser entregue no começo de abril e assim que for inaugurada, tudo vai ficar mais fácil", disse.

Temos seis viaturas da Guarda Civil na Granja - informação confirmada pelo Secretário. A PM tem uma base comunitária, uma viatura 24 horas e duas motos 24 horas - segundo o Comandante Capitão Secomandi. Eu pergunto: e qual é o efetivo dos bandidos???

"Queremos Segurança"! A população agradece!

Visitantes Online:

Temos 767 visitantes e Nenhum membro online