Por Fau Barbosa

Nessa quinta-feira(8), mais um "zumzumzum" avisando sobre um suposto "toque de recolher" invadiu a cidade de Cotia e regiões vizinhas.

As informações eram cruzadas e muitas não tinham nem pé nem cabeça, mas a população, assustada, optou por acreditar em tudo o que escutava.

Num determinado momento do dia, começaram a propagar a informação de que o toque de recolher era tão real que a Secretaria de Educação até havia ligado para as escolas e mandado os diretores avisarem as mães para que buscassem seus filhos até as 16 horas. A assessoria de imprensa da Prefeitura desmentiu o boato por telefone e informou à reportagem do Portal Viva que as escolas é que estavam ligando para a Secretaria de Educação, pois estavam recebendo ligações de mães que queriam ir buscar os filhos antes do horário, com medo. "A Secretaria apenas instruiu que podiam liberar as crianças cujas mães fossem buscar", disse a assessora.

"Mataram mais dois homens lá no Mirante da Mata"! "Escutei que mataram duas pessoas ali no Jardim Sandra, os moradores acabaram de me confirmar!"... "Acabaram de assassinar um PM ali no centro"..."Invadiram uma agência bancária e roubaram tudo!"..."A irmã da minha prima tem uma amiga que viu quatro homens mandando fechar o comércio"...e tantas outras histórias contadas durante o dia, mas que eram reais só na imaginação das pessoas.

Em um condomínio dentro da Fazendinha, os porteiros tiveram o trabalho de ligar de casa em casa para avisar os moradores que não saíssem de casa após as 20 horas por conta do tal toque de recolher.

E ainda por conta do disse-me-disse, alguns comércios em Cotia fecharam as portas. Em Caucaia idem.

Só na Granja Viana tudo continuava normal e, por volta das 19:30hs, todos os locais estavam cheios de gente, pessoas fazendo compras nos mercados, outras tomando cerveja com amigos no centrinho, shopping e restaurantes abertos. Efeito contrário ou bom senso?

Então eu pergunto: a quem interessa essa onda de boatos? Ao empregado que quer ir mais cedo pra casa ou ao aluno que quer matar aula? Não teria sido o próprio povo a "criar e aumentar" a história de um toque de recolher na cidade?

Vamos pensar. A situação na segurança está preocupante sim, há que se ter cuidados onde se anda e em que horários se anda. O seguro morreu de velho, não é mesmo? Como disse o Tenente Coronel Danúbio, da PM, em uma entrevista ao Portal Viva, "É claro que é preciso estar alerta, e não é para as pessoas sairem na rua de madrugada e ficarem de papo para o ar, não é uma boa idéia". Você está certinho em se preocupar...mas acreditar em tudo o que ouve sem checar? Tem que ter um limite: o bom senso.

Ahhhh...mas você está vendo que está cheio de polícia na rua em Cotia! Ora...procure ler as notícias (e de preferência não as sensacionalistas), a polícia está nas ruas desde a segunda-feira pós eleições, fazendo várias operações, e em toda a região, por isso o grande número de viaturas. Pensa comigo: alimentar e propagar o medo e o pânico nas pessoas, vai melhorar em alguma coisa a situação? Claro que não!

Vamos ser sensatos. O ditado que diz que "quem conta um conto aumenta um ponto", não foi escrito por acaso. É o famoso "telefone sem fio". E aí, não tem volta, o estrago já está feito.

Pois antes de propagar o que se escuta, que tal checar se é verdade mesmo? Mas por favor, procure saber a verdade com pessoas responsáveis!

Por um lado pode ser ruim, afinal, talvez dessa forma você tenha que trabalhar mais um pouquinho, ou tenha que ir mesmo pra aula depois do serviço... mas com certeza, você e os mais de 200 mil habitantes de Cotia vão poder não ter que se preocupar em acalmar os filhos que estão com medo, vão poder dormir sossegados, e acordar certos de que não colaboraram para criar o caos na cidade.

E vamos usar as redes sociais - facebook e twitter, com responsabilidade! Só devemos fazer com os outros aquilo que gostaríamos que fizessem conosco. E com certeza você não gostaria de ler que mataram dois na sua rua e ficar pensando que pode ser alguém da sua família, gostaria? Pensem nisso.

Ahhh, mas antes de terminar, só mais dois boatos jogados na rede e comentados até de madrugada: "Teve tiroteio em Caucaia" e "Você tá sabendo do tiroteio no Portão"...peraí, vamos combinar...haja bala né, gente???

*** Em tempo: acabei de falar com a Secretária de Educação, Dona Olga. Ela me disse que a orientação foi: "O pai que for buscar, deixa levar". E os alunos do TEG aguardaram o fim das aulas normalmente.

Resumo dessa quinta-feira(8) em Cotia: completamente tranquila.

Visitantes Online:

Temos 652 visitantes e Nenhum membro online