Por Fau Barbosa

Já começaram as reuniões preparatórias sobre a Revisão do Plano Diretor, que deve acontecer até junho deste ano.

A próxima acontecerá no dia 30 de janeiro (no Ciesp), e tem o intuito de antecipar as discussões que serão apresentadas na 1ª Reunião Pública sobre o Plano Diretor de Cotia, confirmada para o próximo dia 05 de fevereiro, na Câmara Municipal.

Precisamos discutir propostas de melhorias para a nossa cidade. Precisamos participar mais das discussões que envolvem o nosso futuro. Por que reclamações são o que mais escuto, o que mais recebo, e na última revisão do Plano Diretor, pude ver as audiências públicas praticamente vazias ou com o mesmo grupo de 10 ou 20 pessoas.

Temos que discutir como será o planejamento do futuro de Cotia diante da vontade de verticalizar a cidade, sem esquecer dos problemas que são mais do que visíveis aos olhos, como a constante interrupção no fornecimento de energia elétrica, falta de esgoto coletado e tratado, o transporte coletivo precário e ineficiente, a falta de vagas nas creches e escolas municipais e um sistema de saúde pública bastante desestruturado. Sem contar a estagnação do principal acesso na região, mais conhecido como Rodovia Raposo Tavares. Temos ainda a questão do lixo, a falta de segurança, a falta de acessibilidade, e precisamos discutir bastante as modificações na Lei de Uso e Ocupação do Solo, sem esquecer da zona de amortecimento no entorno da Reserva do Morro Grande. A pressão imobiliária na região já é uma realidade. A população precisa entender a importância dessa discussão. A participação da sociedade será crucial nesse processo, e permitirá traçar os rumos da nossa cidade nos próximos anos.

Somos uma população de mais de 200 mil habitantes! Perder algumas horas que farão uma grande diferença no futuro é fundamental para que não se acorde, por exemplo, com um prédio sendo construído ao lado da sua casa. Ou que você se depare com um aterro em uma área que você julgava ser proibido construir e que agora vai ganhar um condomínio.

Como você enxerga Cotia daqui há 10 anos? Como você gostaria que ela fosse? Está ai a sua grande chance de participar de uma importante decisão: o futuro da sua cidade.

Anote na agenda e participe:

* Dia 30/01 - 18hs - Ciesp Cotia

RUA AMOR-PERFEITO, 200 – travessa da Estrada do Embu.

* Dia 05/02 - Câmara de Cotia

RUA BATISTA CEPELOS, 91 - Centro

Visitantes Online:

Temos 557 visitantes e Nenhum membro online