Por Thomas Moscovitz

Fazer sexo durante a menstruação pode não parecer saudável.

Mas posso garantir que não é um bicho de sete cabeças. Até mesmo porque algumas mulheres podem ter a libido aumentada neste período e chegar ao orgasmo com mais facilidade, resultado do aumento de sangue na região do clitóris, deixando-o mais sensível. Por conta da lubrificação, a penetração fica mais favorecida.

Caso a mulher sofra com forte TPM (Tensão Pré Menstrual) pode ser que não usufrua deste
fenômeno o que é compreensível; algumas mulheres costumam ficar inchadas, sentirem cólicas e ter o humor alterado e, provavelmente, nestas condições, ela não se sinta tão a vontade para fazer sexo. Como a TPM é um fator psicológico, uma relação sexual prazerosa pode aliviar estes sintomas chatos do período.

Se tem vontade de experimentar, vá fundo. Quebre tabus e converse com seu parceiro ou parceira. Homens e mulheres que não se importam, podem desfrutar do momento.

O sexo oral não é recomendado sem proteção, pois a menstruação facilita o contágio de doenças. Isto é, sexo oral, anal ou convencional não é recomendado sem proteção, ainda mais no período menstrual. O índice de transmissão aumenta com o contato com o sangue,
principalmente de doenças como HIV, sífilis e hepatite.

A possibilidade de engravidar durante a menstruação não é comum. E aí está mais um motivo
para se prevenir com cautela. Afinal, algumas mulheres podem ovular poucos dias depois da
menstruação começar; não sei se você sabe, mas um espermatozóide sobrevive até 3 dias dentro do corpo feminino. Se ele encontrar um óvulo maduro por lá, a gestação pode acontecer.

A menstruação não tem um fluxo contínuo e pode ser que não haja resquício de sangue ou, pode ser que ele aumente durante o orgasmo já que o momento provoca contrações e estimula a descamação do útero e, consequentemente o sangramento.

No mais, providencie a devida higienização na região vaginal e previna-se sempre.

Dr. Thomas Moscovitz – Doutor pela Faculdade de Medicina da USP. Especialista em: Ginecologia – Obstetrícia – Videolaparoscopia – Videohisteroscopia. Assistente Voluntário do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Médico Ginecologista na Granmedic.

Visitantes Online:

Temos 1120 visitantes e Nenhum membro online