Por Dr.Thomas Moscovitz

Com muitas mulheres acontece a mesma coisa: durante a menstruação, ao olhar para o vaso sanitário, lá está um coágulo de sangue ou um “pedaço de sangue” como muitas descrevem.

Esses pedaços são fragmentos do endométrio – revestimento interno do útero – e de sangue coagulado que, de forma natural, se desprende do útero para que a menstruação aconteça.

Esse descolamento é comum; no entanto, pode ser que aconteça em maior ou menor intensidade. No caso dos coágulos, o que determina isso é quantidade de sangue ou intensidade do fluxo menstrual.

Os coágulos podem aparecer uma única vez ou esporadicamente.

Não é normal que todas as mulheres eliminem coágulos na menstruação, mas, não necessariamente esta situação indique que algo errado esteja acontecendo.

No entanto, os coágulos podem acontecer por causas absolutamente naturais, mas também por outros motivos como o surgimento de miomas ou a chegada do climatério.

Vamos falar do primeiro caso. Pode ser que, com a idade, algumas mulheres passem a desenvolver miomas. Como eles podem dificultar as contrações naturais do útero, fazendo com que o sangramento perdure por mais dias, pode acontecer, as vezes, que o sangramento
chegue em maior intensidade, provocando os coágulos.

Tratando-se do climatério, que é um período de grandes transformações hormonais, pode ser que o tecido endometrial fique fora da normalidade. Neste caso, pode ocorrer os sangramentos intensos e fora do ciclo. Assim, o sangramento também pode vir acompanhado
de coágulos. Lembrando que a climatério é um período que, normalmente, acomete mulheres
com mais de 40 anos.  

O anticoncepcional, como a maioria já sabe, possui alto nível hormonal que pode causar
influência direta no fluxo sanguíneo. Digamos que ele pode auxiliar mulheres que sofram com
o excesso de fluxo menstrual e se incomodem com os coágulos de sangue. Quando se consome regularmente a pílula, a camada do endométrio afina e a tendência é o
sangramento diminuir, deixando de ter coágulos.

Ainda está com dúvidas? Os coágulos estão constantes?

Procure o seu ginecologista e explique a situação, até mesmo porque, mesmo não tendo nada
errado com você, é importante fazer uns exames e descobrir a causa desta intensidade de
sangue durante o período menstrual. Estes pedaços de sangue, quando eliminados em grandes quantidades, podem ser responsáveis por uma futura anemia leve.

É sempre bom ficar de olho.

Dr. Thomas Moscovitz – Doutor pela Faculdade de Medicina da USP. Especialista em: Ginecologia – Obstetrícia – Videolaparoscopia – Videohisteroscopia. Assistente Voluntário do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Médico Ginecologista na Granmedic.

Visitantes Online:

Temos 932 visitantes e Nenhum membro online