Por Thomas Moscovitz

Muitas pacientes chegam ao meu consultório com esta dúvida, já que estão com a saúde em dia e podem continuar a honrar os compromissos profissionais e sociais.

A verdade é que os médicos se dividem quanto a esta opinião.

O fato é que os sapatos de salto alto alteram a postura da mulher e, por deixá-la um pouco acima do chão, interferem no centro da gravidade. Isso significa pressão além do normal na região lombar da coluna que, aliás, fica bastante sensível neste período.

É importante as gestantes saberem que estas constantes dores nas costas durante a gravidez ocorrem porque os níveis de hormônio se alteram e interferem nos ligamentos do corpo. Por causa disso, as gestantes, cerca de 80%, reclamam tanto de dores no corpo durante a gestação, sobretudo na região lombar.

Na minha opinião, saltos muito altos devem ser evitados, principalmente após a 20ª semana de gestação, pois podem ocasionar acidentes como torções no tornozelo, já que as mulheres apresentam menos estabilidade corporal neste período. As formas do corpo mudaram e isso pode levar a um desequilíbrio acidental.

Vai para uma festa e quer ir de salto? Que tal levar na bolsa um sapato baixo para que troque quando se sentir cansada ou incomodada?

Lembre-se que a gestação faz com que os pés da grávida inchem devido a quantidade a mais de sangue que está circulando no seu corpo. O que ajuda bastante para que isso não aconteça é utilizar uma meia-calça com alguma compressão. Esse modelo auxilia com que o sangue não se acumule ao redor do tornozelo.

Por outro lado, algumas mulheres se sentem bastante incomodadas em andar com sapatos ou sandálias baixas por favorecerem pressão tanto no calcanhar quanto na coluna. Para que possam se sentir mais confortáveis, usem sapatos de salto baixo e base larga, ideais para dar sustentação e segurança às futuras mamães.

Dr. Thomas Moscovitz – Doutor pela Faculdade de Medicina da USP. Especialista em: Ginecologia – Obstetrícia – Videolaparoscopia – Videohisteroscopia. Assistente Voluntário do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Médico Ginecologista na Granmedic.

Visitantes Online:

Temos 1115 visitantes e Nenhum membro online