O Portal Viva Cotia começa 2018 trazendo aos nossos leitores a nova coluna "KIAI no Jovem!", com o sensei Wilians Soares Silva. O objetivo da coluna é mostrar de maneira simples, histórias, curiosidades e acontecimentos de todas as modalidades esportivas, principalmente das artes marciais.

Nascido em Cotia, Wilians tem 37 anos, é casado e formado em Gestão Financeira. Praticante de Karatê há 25 anos, é professor e formado faixa preta 6°dan (o mais novo no estilo do país) além de faixa preta 1°Dan em kobudo (armas antigas do Japão).

Seja bem-vindo Sensei Wil!

Prática da Arte Marcial: Realidade x Ficção
Há tempos, quando ouvíamos falar da prática de uma arte marcial, ex: Karatê-Dô (Caminho das Mãos Vazias), logo nos pegávamos pré-julgando como um esporte bruto e masculino, mas na verdade, o que vemos é um esporte que hoje é considerado olímpico. Ele terá sua estreia em Tóquio, no Japão, em 2020, e irá apresentar inúmeras mulheres em suas competições, exibindo técnicas apuradas, plásticas e acima de tudo, com o nível máximo de treinamento.
Hoje nossas crianças e adolescentes se apegam em diversos jogos eletrônicos e com a ilusão de que podem “aprender” uma atividade física meramente pela internet, mas como diz o ditado dos grandes guerreiros, teoria e aprendizado é importante, mas 99% tem que ser prática física, combate em campo, longe dos mouses, celulares, iphones e assim por diante. Embora nossa realidade seja cheia de tecnologia, ainda não há como substituir o calor e esforço do suor descendo a face com a sensação de vitória ao final de um treino, sem o esforço físico aplicado.
Escrevendo esse texto, me recordei de um pai que um certo dia me procurou e disse: “Sensei, esse esporte é muito caro, não vejo a melhora sensível na evolução como jovem e atleta”. Esse pai, após retirar seu filho dessa nobre arte marcial, viu o mesmo se entregar ao mundo das drogas e violência. Hoje vive em uma clínica de reabilitação, lutando centavo à centavo para custear toda a “invisibilidade” que antes a ele não tinha clareza... Moral da História: nós professores, seguimos um estudo interno e externo para explorar o que há de melhor em cada um, seja atleta profissional ou um simples atleta, e podem levar anos para adquirir a melhora e visibilidade que a sociedade quer e necessita enxergar, mas a grande recompensa está na transformação diária dentro dos ”dojos” da vida.


Profº. Wilians Soares Silva ( Sensei Wil )
6º Dan em Karatê – Shorin Ryu
1º Dan em Kobudo


Visitantes Online:

Temos 777 visitantes e Nenhum membro online