O Jardim Japonês, doado em 1967 pela Cooperativa Agrícola de Cotia, está localizado em uma área de cinco mil metros quadrados no Instituto de Biociência da USP, no Butantã.

A cerimônia de reinauguração do Jardim Japonês da USP acontece na próxima sexta-feira(29jun), às 11h30, sob a coordenação do Sr. Kozo Fujii.

A História do Jardim Japonês
Terminada a Segunda Guerra Mundial, os imigrantes japoneses no Brasil, continuavam tendo dificuldades de adaptação e integração com a sociedade brasileira devido ao repúdio à raça amarela que já se espalhara por toda a sociedade.

A questão chegou ao Congresso Nacional na época em que o presidente da Cooperativa Agrícola de Cotia era o Sr. Kenkichi Shimomoto, também primeiro presidente do Conselho da Família Flor de São Paulo. Preocupado com isso, em 1967, ele idealizou e fez doação à USP de um dos símbolos da cultura japonesa, que é o Jardim Japonês.

 

O príncipe Akihito e a princesa Michiko que tinham vindo para comemorações vinculadas ao 60º aniversário da Imigração Japonesa no Brasil, cortaram a fita de inauguração.

Em 2003, em comemoração do 50º aniversário da imigração japonesa pós-guerra, a Associação Brasileira de Imigrantes Japoneses do Brasil fez nova doação à USP, realizando 40 dias de cuidados especiais no jardim.

Em 2017, para o 50º aniversário desse Jardim Japonês da USP, a Associação Brasileira de Imigrantes Japoneses do Brasil, contratou o especialista em jardim japonês Sr. Kinji Yoshida, e seu filho Sr. Daikichi para a restauração do mesmo que se iniciou em junho para finalizar em 2018, como parte das comemorações dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil.

Foi incluído nesse projeto de restauração um Portal doado pela Associação de Cotia e de Vargem Grande Paulista.

No dia 5 de abril de 2018, com a participação de mais de 100 pessoas, entre elas autoridades, representantes de associações japonesas, professores, funcionários, estudantes da USP, além da Associação Brasileira de Imigrantes Japoneses do Brasil e das empresas que apoiaram nas despesas de reparação, foi celebrada a missa no local, pelo mentor Sr. Kozo Fujii.

Informações e Fotos: Miyoko Shakuda – Presidente da Associação Brasileira de Imigrantes Japoneses

Visitantes Online:

Temos 654 visitantes e Nenhum membro online