A cia. se apresenta na cidade nesta sexta-feira, 17 de maio, a partir das 9h, estreando o espetáculo “Caipira”, em sete sessões diárias, gratuitamente

No Brasil muitas pessoas buscam opções de lazer cultural gratuitamente, é o que mostra um levantamento feito em 2018. Quase um terço da população (32%) depende de acesso gratuito para ir a eventos culturais, indicou pesquisa realizada pela consultoria JLeiva Cultura e Esporte, em parceria com o Datafolha em 2018.

Exatamente com esse intuito, o BuZum!, com o apoio do Instituto CCR e patrocínio da CCR ViaOeste e CCR RodoAnel, concessionárias fiscalizadas pela ARTESP (Agência de Transportes do Estado de São Paulo), leva gratuitamente o encanto teatral em todo território nacional, de forma bem diferente do teatro fixo convencional, onde são as pessoas que vão até o teatro. No entanto, é a cia. que vai às pessoas e funciona dentro de um ônibus-teatro, com as extraordinárias peças criadas especialmente ao público infanto-juvenil, em escolas públicas, além do público espontâneo que surge em cada município.

A cia. BuZum! chega em Cotia, no dia 17 (sexta-feira), a partir das 9h, estreando o espetáculo “Caipira”, em sete sessões diárias.

Espetáculo “Caipira”
Com nuances rústicas, a peça “Caipira” é um verdadeiro resgate do povo e cultura do interior do Brasil mesclando com tradições típicas tão presente em costumes e vivências de vários locais, além de ser uma rica homenagem a figuras folclóricas, como o Saci-Pererê, o Curupira e o Lobisomem, com seres fantásticos que habitam o imaginário de povos tradicionais de diversas regiões do país.

A história é encenada pelos divertidos atores, um casal e sua filha moram em um pequeno sítio, onde criam alguns animais. O clima é de muita paz, até que alguns vizinhos maldosos começam a matar os animais selvagens e derrubar árvores para poderem construir uma fábrica no local. O casal tenta em vão conversar com eles para que escolham outro local, longe da mata, mas os homens não ouvem e continuam a construção.

No criativo conto teatral, Manu, a esperta filha do casal, resolve pedir ajuda para os “seres encantados” e convoca o Saci, o Curupira e o Lobisomem para prepararem algumas armadilhas e salvarem a floresta.

Sobre o BuZum!
O BuZum! apresenta-se pela Secretaria Especial da Cultura – Ministério da Cidadania, por meio da Lei Rouanet. Já circulou mais de 350 mil quilômetros para realizar 10.000 apresentações a mais de Meio Milhão de espectadores, em mais de 2.000 escolas públicas de 250 cidades nos nove estados brasileiros.

 

Prêmios
Em 2016, o BuZum! recebeu o Prêmio Governador do Estado de São Paulo para Cultura, na categoria Arte para Crianças – Voto Popular. Em 2014, a companhia foi contemplada com o prêmio de Melhor Produção e Melhor Autor de Texto Original no 1º Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (ex-Prêmio Femsa).

Repertório
Possui 11 peças o repertório da companhia, criadas especialmente para o público infanto-juvenil. São elas: Darwin BR, sobre a passagem do naturalista inglês Charles Darwin pelo Brasil; Filhotes do Brasil, obra ambientada na Amazônia que trata da relação entre pais e filhos; Mundo Português, uma bem humorada viagem pelo universo da língua portuguesa pela Ásia, África e América do Sul; O Mundo é uma Bola, espetáculo criado às vésperas da Copa do Mundo que conta a história do futebol desde sua origem; 13 Gotas, espetáculo sobre a importância da água para a vida no planeta Terra, Máquinas, conta a história dos meios de transporte; Energia, sobre as diferentes fontes de energia, Que lixo é lixo?, sobre reciclagem, Sabor de Vitória, sobre alimentação saudável. O BuZum! tem, também, um espetáculo para adolescentes chamado Intolerância que levanta questões sobre preconceitos no ambiente escolar. Em 2019, a companhia estreará dois novos espetáculos que continuam a série sobre Cultura Popular, inaugurada em 2017 com a peça Mamulengo, uma homenagem à cultura popular de Pernambuco, Caipira e Curumim. 

Serviço - BuZum!
Dia: 17 de maio (sexta-feira)
Local: E.M. Eng. Eduardo Benjamin Jafet
Endereço: Estrada Municipal Walter Steurer, 255 – Jardim Barbacena – Cotia - SP
Horários: 9h – 9h40 – 10h20- 11h – 13h30- 14h10 – 14h50
Classificação: 3 a 11 anos
Capacidade: 50 pessoas por sessão
Duração: 20 minutos.

Visitantes Online:

Temos 724 visitantes e Nenhum membro online