A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com a Folia de Reis Mário Soares, saiu em peregrinação por Cotia de 1º a 9 de janeiro com o objetivo de manter a tradição folclórica. O grupo levou toadas e versos compostos para as casas.

A visita aos moradores se deu com orações e cantorias para os Três Reis Magos do Oriente em homenagem ao “Menino Jesus”.

A peregrinação passou pelos Jardins Bem-Te-Vi, Fontana, Belizário, Portão, Granja Viana, Atalaia e Vargem Grande Paulista. O encerramento aconteceu no Condomínio Algarve, próximo ao km 26 da Raposo Tavares.

Segundo a história e costumes religiosos, o “reizado” foi introduzido no Brasil Colônia pelos portugueses no século XIX. É um espetáculo popular das festas de Natal e Reis, cuja ribalta é a praça pública, a rua, mas às vezes pode ser apresentado em residências.

Folia de Reis, Reisado ou ainda Ternos de Reis constitui um dos mais originais folguedos folclóricos. É uma folia conhecida em Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo e na Guanabara. No interior, é uma dança do período natalino em comemoração ao nascimento do Menino Jesus e em homenagem aos Reis Magos: Gaspar, Melchior e Baltazar, que levaram ouro, incenso e mira que representam as três dimensões de Cristo (realeza, divindade e humanidade).

“A Secretaria Municipal de Cultura tem dado todo apoio para a Folia de Reis manter a sua tradição e seus costumes religiosos em Cotia, e também oferece estrutura na organização dos seus trajetos”, disse o Secretário Sérgio Folha.

Os grupos de Folia de Reis são formados por: Catira do bairro dos Mendes, Folia de Reis de Caucaia do Alto, Folia de Reis do Jardim Lava Pés, Folia de Reis de São Sebastião do Jardim Barbacena, Folia de Reis de Mário Soares do Moinho Velho, entre outros.

Da Redação

Visitantes Online:

Temos 412 visitantes e Nenhum membro online