Em maio, o SESI Cotia apresentará duas exposições: uma que propõe um olhar não convencional sobre a estética e a beleza humana e outra que fala sobre as cores captadas nas metrópoles. Ambas tem entrada franca.

O FLÂNEUR DA BABILÔNIA - de 4 a 14 de maio

A mostra "O Flâneur da Babilônia" é composta por 16 fotos preto e branco que exprimem, por meio do impacto visual das imagens, a reinvenção da estética e da beleza humana por meio de retratos fotográficos despadronizados dos atuais princípios da percepção do próximo. A exposição estará aberta à visitação pública gratuita de terça-feira a domingo.

O projeto expressa a necessidade de recriar espaços e iniciativas que rompam com a gelificação dos sentidos e traduzam em símbolos imaginários a movimentação do humano entre os humanos.

Para o fotógrafo Renan Rosa, pode-se observar uma subjetividade mastigada pela velocidade e instantaniedade dos meios de informação que consolida a visão desfigurada do ser humano.

Segundo o poeta e crítico do século XIX, Charles Baudelaire, o termo flâneur pode ser caracterizado como um observador que percorre a cidade em busca de experiências a fim de compreender a modernidade e os fenômenos relacionados à urbanização. Sua integração existe de forma onipresente e invisível ao meio, e além de permear os brutais contrastes culturais e geográficos, possibilita a intersecção exata entre o subconsciente individual e coletivo. Uma experimentação sensorial instigadora da busca do desconhecido, que transcende limites e reinventa outros olhares.

SOBRE O FOTÓGRAFO
Renan Rosa, fotógrafo profissional e viajante, percorreu mais de 30 países dos cinco continentes. Por meio de suas imagens recria a captação de instantes fragmentados de um mundo pouco conhecido, cujas informações tendem a ser cada vez mais pasteurizadas pela grande mídia e pela cultura de massa. Seu  registro fotográfico propõe a expressão de uma realidade multifacetada e preserva o sentimento de unidade, acima de questões de ordem social, geográfica, histórica e étnica.

SERVIÇO:
Exposição Fotográfica – O Flâneur da Babilônia
Datas e horários: de 4 a 14 de maio de 2010 – de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 21h; e sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h.

COR AMBULANTE - De 24 de maio a 11 de junho.

A "Cor Ambulante" é composta por 16 fotos coloridas que retratam lugares diferentes, velocidades variadas e sensações únicas. A exposição, que ficará em cartaz de 24 de maio a 11 de junho, estará aberta à visitação pública gratuita de terça-feira a domingo.

O trabalho da fotógrafa Carla Vannucchi destaca a cor, que fascina e invade a mente a cada olhar depositado sobre gestos, espaços e horas.

De acordo com ela, este elemento, que enriquece o trabalho fotográfico, é onipresente, mas toma-se de intenções e intensidades distintas. “Já não é o mesmo amarelo no copo ou na parede. O vermelho se repete, mas ao mesmo tempo é outro”, comenta.

Ainda segundo ela da Vila Madalena até Barcelona, de Ribeirão Preto de volta a São Paulo a cor comunga com as cenas, domina e se mistura. “A cor-ambulante é a dona do percurso do olhar e das vontades de quem a registra. Como uma paleta que se move e determina, com sua presença explosiva, a suavidade na fotografia”, conclui.

SOBRE A FOTÓGRAFA
Filha de fotógrafo e empresário do ramo, Carla Vannucchi destruiu sua primeira máquina – por excesso de uso - antes dos nove anos de idade.

Quando ganhou a primeira câmera profissional, teve também a primeira aula, ministrada por meu pai, que a alertava sobre o segredo da fotografia: a relação entre luz e velocidade. Aos poucos, ela descobriu o que cada número ou símbolo na máquina significavam e gastou vários rolos de filme.

Estudou, estagiou e trabalhou com profissionais do Brasil e do exterior. Já publicou e expôs seu trabalho e fotografou de tudo, desde órgãos em necropsias até docinhos de casamentos.

Radicada em Ribeirão Preto (SP), estuda História e fotografa o que gosta. Aprendeu que a fotografia é a arte de não apertar o botão, já que alguns momentos ou imagens merecem ficar apenas na memória.

SERVIÇO:
Exposição Fotográfica Cor Ambulante
Datas e horários: de 24 de maio a 11 de junho de 2010 – de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 21h; e sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h.

Mais Informações: (11) 4612-3323

Da Redação

Visitantes Online:

Temos 658 visitantes e Nenhum membro online