O Governo de Embu das Artes juntamente com  a participação do Colégio Kosmos, Ong Resgatando Valores e a comunidade em geral, tem a honra de convidá-los para o  2º Festival da Cultura Japonesa no Embu das Artes. AnimaEmbu  “Nippon Matsuri” – Festa Japonesa.

Dias 12,13,19 e 20 de junho, em Embu das Artes

O Festival de Cultura Japonesa de Embu das Artes fez tanto sucesso no ano passado, quando foi visitado, em apenas dois dias, por mais de 20 mil pessoas, que cresceu e tem muito mais atrações nesta segunda edição.

Neste ano, será realizado  em dois fins de semana de junho, dias 12 e 13, 19 e 20 de junho, das 10 às 19 horas, no Parque do Lago Francisco Rizzo com lago, espaço para lazer e equipamentos. A entrada gratuita.

Nos dias 12 e 13 haverá exposição de orquídeas e bromélias, com oficinas, venda de orquídeas e bonsai, produtos típicos e de ânime, incluindo revistas, mangás, pôsteres, além de comidas típicas Todos poderão participar ainda de  torneios de videogame,. Algumas atrações: danças, teatro cosplay e tradicional (kagura), desfile de moda kawaii, taiko, bon odori (festival de tradição budista), artes marciais, bandas de jpop e jrock, , pump (máquina de dança) e arco-e-flecha (instrumento criado por orientais).

A programação continua nos dias 19 e 20 de junho, com mais dança, teatro, desfile, shows musicais e comidas típicas. Nesta data ocorrerão concursos de desenhos infantis e ilustração mangá, oficinas de shodo, sumiê, washiê, oshibana, soroban e muitas outras.

O AnimaEmbu é realizado pelo Governo da Cidade de Embu das Artes e Instituto Cultural Juventude Multi-participação (Jump), com apoio da Associação Embu-Hino, Associação Comercial, Industrial e de Serviço de Embu e Caixa Econômica Federal.

O AnimaEmbu 2010 terá Exposição de  Concurso de Ilustração Mangá, cujas inscrições estão abertas, e ainda Concurso de Pintura Infantil, que vem sendo realizado nas escolas para seleção durante o festival.

COLÉGIO KOSMOS - ONG "RESGATANDO VALORES"

A Professora Kiyome Okamoto Kato, fundadora da Ong Resgatando Valores e também do Colégio Kosmos (Escola brasileira com língua e cultura japonesa no currículo) sediada em Cotia, fará representar-se pelas duas entidades.

Ela esclarece o objetivo prioritário de ambos: "a preservação da língua japonesa no Brasil, uma vez que o imigrante veio para cá, gostou, aprendeu, ensinou e ficou. Com isto, novas raízes surgiram numa mistura de raças que hoje constatamos".

"É preciso que valores que nos construíram no passado, sejam resgatados no presente para que as raízes do futuro sejam promissores", diz dona Kiyome.

Pela preocupação universal para que se preserve a natureza em defesa do planeta, o Projeto 2010 das duas instituições, é a importância do bambu, considerado a “madeira do futuro” pela sua versatilidade e mensagens filosóficas que nos transmite.

Versatilidade que podemos reduzir em:

- Quando pequeno, nos dá alimento;
- Jovem, dá a vara para pescar;
- Adulto, pede para ser cortado dando espaço para outros bambus;
- Bem tratado, colabora com a rentabilidade financeira do homem;
- Idoso, transformado em carvão desodoriza ambientes;
- Senil, jogado ao solo serve como adubo
- Filosófica porque nos dá o exemplo da perseverança, bem servir o homem, cria raízes imbatíveis e quando fustigado pelas tempestades cai inerte ao solo, e ao primeiro raiar do sol ergue-se garboso em direção ao cosmos.

"Nós, os humanos devemos seguir seu exemplo", diz ela.

Abertura: 12 de junho às 10:00 hs

Local: Parque do Lago Francisco Rizzo - Rua Alberto Giosa, 300, na entrada da cidade, BR 116, km 282 - Embu

Mais informações por tel./fax 4704-4636, 7173-9308

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Da Redação

Visitantes Online:

Temos 392 visitantes e Nenhum membro online