O mês de junho é marcado por celebrações juninas em todo o país com danças e comidas típicas. No município de Salinas, norte de Minas Gerais na Região do Chapadão do Itacambira - Vale do Jequitinhonha ocorre uma festa denominada “Festa do Roubo da Bandeira de São João”.

Dona Zilda e o senhor Pedro Coelho fazem parte de uma população salinense residente no município. e iniciaram por aqui a comemoração há 8 anos. E no último sábado(3) mais uma vez aconteceu a Festa do Roubo da Bandeira de São João, no Parque Teresa Maia, na Granja Viana.

A festa contou com uma programação cultural bem divertida, com barracas de artesanato, apresentação do Teatro Mestre Valdeck de Garanhuns- Mamulengo no São João,  as danças e brincadeiras de São João com Inimar dos Reis, a chegada dos grupos Cortejo para trazer a bandeira e procissão do Bendito de São João.

No finalzinho da tarde aconteceu a Reza do Terço no altar de São João, com a presença de Padre Pedro, e o levantamento do mastro da bandeira de São João.

A festa teve ainda uma apresentação do grupo Folia de Reis do Jardim do Lavapés, da Folia de São Sebastião do Jardim Barbacena, além de uma bela quaima de fogos. O Secretário de Cultura e Turismo - Sergio Folha esteve presente ao evento.

Lançamento de Livro

E foi no contexto da festa o autor Inimar dos Reis apresentou a sua mais recente obra, Folia e folguedos do Brasil – Ciclo junino. O lançamento foi feito pela Editora Paulinas, e estiveram presentes na festa os ilustradores, Valdeck de Garanhuns e Regina Drozina.

Foi ainda apresentado o grupo musical do autor Inimar do Reis, apresentando as músicas do CD que acompanha o livro. Brincante e rica em poesias e danças, a obra pretende divulgar a cultura popular brasileira em suas raízes.

Fau Barbosa

Fotos: Lígia Vargas/ Fau Barbosa

Visitantes Online:

Temos 625 visitantes e Nenhum membro online