A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realizou nesse sábado(21), o 1º Encontro de Cultura do Município de Cotia. O evento, gratuito, sob a coordenação do Departamento de Cultura aconteceu no Parque Tereza Maia, na Granja Viana.

O objetivo do evento foi reunir diferentes grupos de manifestações populares e folclóricas, para assim, promover o intercâmbio, desenvolver a participação espontânea, incentivar os mestres e seus grupos a troca de experiências, contribuindo para o desenvolvimento e resgate do folclore brasileiro, divulgação da cultura brasileira, culturas de outros países que já fazem parte das tradições brasileiras, bem como o entretenimento da população.



O encontro contou com apresentações, integração entre os grupos com a troca de passos, entre outras expressões, além de promover o fomento e difusão cultural e iniciar projetos com a Escola Rosa Augusta que participou com a apresentação de alunos com foco nas manifestações indígenas.

A escola apresentou a indígena Zenilda (Juju Conhã Pothuduiy) que desenvolveu danças com ritmos marcados com bambu. Participou também do projeto a Escola Tenente Ernesto, que desenvolverá com os alunos projetos sobre o folclore brasileiro.   

Todas as apresentações retrataram com beleza as roupas típicas, os passos com marcação forte da Catira, com o ritmo acentuado do Jongo e do Maracatu, a leveza dos gestos corporais da dança do Ventre, dança do Coco e também da disciplina dos gestos do Karate, Capoeira, e do improviso em versos do repente e do dueto das Folias de Reis.

Não faltou aplausos e olhares atentos a diversidade de manifestações populares que existem em Cotia e Região. Estiveram presentes o Secretario de Cultura e Turismo Sérgio Folha, a Diretora de Cultura Magaly Oliveira, o Vereador Zeca Pamplona, o Comandante Odair, e Mãe Alcina do Instituto Girassol, entre outros.

A programação contou com a presença da Associação Muguem Kam, do Grupo Guaçatom, Espaço Mizar, Catira dos Mendes, Projeto da OCA do Município de Carapicuíba, Capoeira Muzenza, Grupo Zambadá, Maracatu Cará de Carapicuiba, Folia de Reis (Mario Soares), Favoritos da Catira, Folia de Reis do Lava Pés, Grupo Folias e Folguedos da Cooperativa Paulista de Teatro, Instituto Girassol, exposição do artesanato do município e barracas com comida típica.

A diversidade cultural apresentada pelo município surpreendeu até mesmos os grupos que, ao se encontrarem, puderam também prestigiar a riqueza de cada manifestação.

Colaboração: Magaly Oliveira

Visitantes Online:

Temos 324 visitantes e Nenhum membro online