O dia do índio foi celebrado pelos alunos da EM Ildefonço Emiliano de Brito, do bairro Colinas de Cotia. A comemoração foi realizada pelos professores, em parceria com o programa “Escolas Ecológicas”, que auxilia as escolas municipais em projetos sócio-ambientais, como horta, minhocário, composteira, entre outros.

Na segunda-feira (19/4), os alunos participaram de uma colheita e tiveram oportunidade de aprender como os índios viviam, como era a organização social e conheceram mais sobre a religiosidade indígena.

A mandioca foi escolhida como alimento-símbolo dos indígenas e as crianças descobriram a sua importância e seu nome em cada parte do país (macaxeira, aipim, mandioca brava, mandioca doce).

Sob orientação do corpo docente da unidade escolar, os alunos adornaram-se com pinturas e “cocares” e realizaram chocalhos com material reciclável.


A aluna Giovanna Vieria de Almeida, do 5º ano, contou que há um ano esperava para a colheita da mandioca e que tal atividade facilitou sua aprendizagem. “Eu gostei de aprender sobre os índios e sobre a plantação de uma maneira divertida e diferente”, relatou a aluna.

A coordenadora da escola, Sônia Regina Pires, resssalta que tais projetos contribuem para que os alunos construam o seu conhecimento na prática. “ O envolvimento dos alunos foi muito grande contribuindo assim para uma aprendizagem significativa”, disse.

No pátio da escola foi construída uma “Oca”, onde as crianças vivenciariam como os povos indígenas moravam e suas crenças e costumes.  Houve ensaio de danças indígenas com os alunos e, no almoço, foi servido delicioso prato à base de mandioca.

Neste ano, o Programa “Escolas Ecológicas” está realizando um curso de formação continuada sobre conceitos de Educação Ambiental para as comunidades escolares e professores da rede municipal. As escolas participantes são: E.M. Benedita Vaz Pedrosa; E.M. Francisco Ferreira; E.M. Ildefonso Emiliano de Brito; E.M. Jocinéia de Melo; C.E. Ana Maria; C.E. Perseverança V , C.E..Allan Kardec e C. E. Tereza Rivera da Silva.

Da Redação

Visitantes Online:

Temos 778 visitantes e Nenhum membro online