As apresentações são gratuitas e acontecem no sábado e domingo

Neste final de semana, o SESC Osasco recebe duas atrações da Cia Suno, uma das companhias circenses mais importantes da atualidade. No sábado, a companhia apresenta na Teanda 2 o divertido espetáculo “Carpinteiros em Domicílio”. Neste espetáculo, dois palhaços chegam com um monociclo carregando madeiras para iniciarem uma obra. Ao identificarem o espaço iniciam uma divertida e inusitada reforma, repleta de palhaçadas, números de rola-rola e acrobacias diversas, sempre interagindo com o público. Em “Carpinteiros em Domicílio”, a Cia Suno se propõe a demonstrar habilidades técnicas de circo utilizando uma roupagem diferente: realizam malabares com trenas, contorção em escada, percussão em marmitas e mágica com elementos do dia a dia.

Já no domingo, o público poderá prestigiar o emocionante “De Partida” e se divertir com as peripécias de Sanduba e Fiorella em uma cruzada pelo mundo, como novos ciganos. Carregando suas malas e os poucos objetos que acumularam em suas vidas (guarda-chuva, chapéus, cartolas e instrumentos musicais) eles buscam novos desafios por onde passam. Dirigido por Marcelo Lujan, “De Partida” traz à cena números de contorcionismo, mágica, equilibrismo, acrobacias e muita palhaçada.  Neste projeto, a Cia Suno cria um universo colorido e divertido com o personagem lúdico do palhaço, mostrando que esse personagem segue sua essência e exerce sua maior função dentro do circo: espalhar alegria. Imagens inspiradas nas obras impressionistas de Toulouse Lautrec e Mentor Blasco, trazem um ar fugaz e ao mesmo tempo marcante, de passagem, de artistas que não deixam nada além de um perfume e um suspiro nostálgico de alegria.



Composta por uma atriz dramática e circense, formada pelo CPT e pela École National du Cirque Annie Fratellini (Helena Figueira) e um artista acrobata com domínio das técnicas de malabares (Duba Becker), a Cia Suno foi fundada em 1998 por um grupo de amigos que sonhavam criar um núcleo de pesquisa cênica na cidade de Santos.

Inicialmente, a Cia dedicou-se a pesquisas sobre o teatro do absurdo, realizando estudos sobre “Fando e Lis”, “Piquenique no Front” e “O Arquiteto e o Imperador da Síria”. Logo após, iniciou um trabalho sobre “Esperando Godot”, onde integravam as artes circenses e dramáticas. O espetáculo que recebeu três prêmios de melhor ator (Victor Nóvoa) e indicações de melhor direção e melhor ator coadjuvante iniciava aí a “identidade” da Cia Suno: mesclar a riqueza poética do circo com a linguagem teatral, sem perder a essência da máscara. Todas as peças realizadas pela companhia, desde então, têm uma temática, uma história.

Hoje a Cia Suno tem dezesseis espetáculos em seu repertório. Há desde o lúdico "A Bailarina e o Palhaço", que conta uma linda história de amor entre esses tradicionais personagens do universo infantil; como o dinâmico "Estripulias no Circo", que apresenta a história da criação do circo em ordem cronológica, passando pelo circo de cavalaria inglês, circo chinês, russo, até a linhagem mais moderna e inusitada.

Além de se dedicar à arte circense nestes 20 anos de existência, a Cia Suno assinou a coreografia da comissão de frente das Escolas de Samba X9 Santista (2008) e Gaviões da Fiel (2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015 e 2017). Também foi convidada pelo Ministério do Turismo e Embratur para representar a arte circense brasileira em Lisboa, Madrid e Argentina.

FICHA TÉCNICA
Roteiro e criação: Cia Suno
Elenco: Duba Becker e Helena Figueira
Cenografia: Palhassada Ateliê
Iluminação: Marcos Tadeu Diglio
Figurinos: Maria Eugênia Ramos
Produção: Moretti Cultura e Comunicação

Serviço: Carpinteiros em Domicílio
Quando: 05/05 – 16h30 – Tenda 2

Serviço: De partida
Quando: 06/05 – 15h30 – Tenda 1

Onde: SESC Osasco
Endereço: Avenida Sport Club Corinthians Paulista, 1.300, Jardim das Flores
Quanto: Grátis (Retirada de ingressos com 02 horas de antecedência)

Fotos: Luciana Cortez

Visitantes Online:

Temos 384 visitantes e Nenhum membro online