O Instituto Butantan, órgão da Secretaria da Saúde, preparou programação especial para as férias de janeiro, com exposições temporárias e atividades educativas no Horto Florestal.

"Nossa intenção é oferecer durante as férias educação com entretenimento. Para isso, elaboramos uma programação voltada para todas as idades", afirma o diretor do Instituto Butantan, Otavio Mercadante.

De terça a sexta-feira, às 10h30 e às 14h30, e aos finais de semana às 10h30, os visitantes dos museus poderão participar do Conheça o Horto e... saiba mais. O público terá aula sobre animais venenosos no Horto Osvaldo Cruz e ao final poderá manipular algumas serpentes não-peçonhentas. A atividade é voltada para todas as idades e restrita a 20 pessoas por sessão. Os grupos devem ser formados no Museu Biológico.

Todas as quintas-feiras, das 14h30 às 15h30, em frente do serpentário do Instituto, acontece projeto de educação ambiental "Mão na cobra só no Butantan". Os visitantes poderão manipular espécies de serpentes não venenosas e conhecer mais sobre os hábitos dos animais. A atração é gratuita e não é necessário agendamento prévio.

Nos museus, três exposições ficarão em cartaz durante todo o verão. O Museu de Microbiologia, onde é possível verificar a vida de seres microscópicos como moléculas de DNA e vírus, abriga a exposição Amigos, amigos, micróbios à parte. A mostra usa a tecnologia 3D para mostrar os perigos invisíveis ao olho nu que o contato com os animais pode trazer ao homem.

No Museu Histórico, local que relembra a época em que o Instituto ainda era uma fazenda, acontece a mostra Vacinação e Direitos Humanos - a trajetória das políticas de vacinação, que tem como objetivo reconstruir a trajetória das políticas de imunização no Brasil, desde a descoberta da vacina até a era da gripe suína. Já no Museu Biológico, que concentra espécies das principais serpentes brasileiras, aranhas e iguanas, acontece a exposição De Cavalariça a Museu Biológico. Por meio de 20 painéis fotográficos, retrata a história do local e comemora os 90 anos do espaço.

Serviço
O Instituto Butantan abre de segunda a domingo das 8h às 17h. Os museus abrem de terça a domingo, das 9h às 16h30, e a entrada custa R$ 6. Estudantes com identificação pagam R$ 2,50 e crianças até sete anos, idosos a partir de 60 anos e portadores de necessidades especiais não pagam. O ingresso dá direito à entrada nos três museus e participação na atividade "Conheça o Horto e... saiba mais". O Instituto Butantan fica na avenida Vital Brasil 1.500, Butantã, Zona Oeste da capital.

Do Instituto Butantan

Visitantes Online:

Temos 722 visitantes e Nenhum membro online