O Parque Teresa Maia, na Granja Viana, sediou nesse final de semana - 28 e 29 de maio -  mais um Dia do Brincar. O evento, promovido pela Aliança pela Infância,  aconteceu das 13 às 17 horas e fez parte das comemorações da Semana Mundial do Brincar, que acontece na última semana de maio em 30 países.

A Aliança pela Infância é um movimento mundial - Alliance for Childhood - uma rede que atua facilitando a reflexão e a ação das pessoas que se preocupam com o cuidado e com a educação das crianças.

A proposta foi trazida para Cotia pela professora Sonia do Departamento Pedagógico, que envolveu os colegas da Educação, seus familiares, e voluntários da Escola da Família e do Colégio Viver, contando sobre as atividades em vários parques de São Paulo, e acreditando que seria interessante trazer o projeto para o município. A Secretaria de Meio Ambiente gostou da idéia e se colocou à disposição.

O que é a Semana do Brincar

Em 1999, através da iniciativa do presidente da Associação Internacional das Brinquedotecas (International Toy Library Association - ITLA), Dr. Freda Kim, o mês de maio tem sido dedicado à comemoração da brincadeira e à valorização do brincar em mais de 30 países. Em geral, as ações acontecem no dia 28 de maio; data instituída pelo ITLA em homenagem à sua fundação e reconhecida por muitas organizações no mundo inteiro como o Dia Internacional do Brincar. Em muitos lugares, a comemoração ocorre no último final de semana do mês de maio.

O objetivo desta data foi resgatar e incentivar o brincar na infância e trazer a reflexão sobre a importância da brincadeira como momento da criação cultural e humana por excelência.

O intuito é valorizar a importância do brincar na vida das crianças, jovens e adultos.Participação, envolvimento, diversidade, cooperação, integração de várias gerações são alguns princípios que norteiam as atividades pensadas para este data, que vão muito além do brinquedo.

Brincar para aprender. Brincar é aprender a ser humano, a respeito ao próximo, a conviver, se relacionar com o mundo, com a natureza, criar e recriar.

A semana do Brincar é um convite para todos se juntarem, para inspirar vidas mais significativas porque vividas, porque brincadas, porque partilhadas deixam suas marcas.

O evento foi promovido pela Secretaria de Educação com apoio da Secretaria do Meio Ambiente.

Colaboração: Ana Cristina Nunes

Visitantes Online:

Temos 920 visitantes e Nenhum membro online