Da Redação

Na primeira quinzena de maio, a cidade de Cotia esteve representada no VI Seminário do Ecomercado de Trabalho que ocorreu na UNIP Vergueiro, com a participação da Diretora de Turismo Cristina Oka apresentando o case Programa de Jovens e o Turismo Sustentável.

O evento foi promovido pelo Programa de Jovens/Núcleos estaduais, e organizado pela AHPCE e Prefeitura de São Paulo.

Na mesa de abertura, Leda Aschermann, secretária-adjunta do Verde e Meio Ambiente da cidade de SP destacou a relação saúde-meio ambiente, como enfermeira sanitarista de formação, e externou a preocupação com a questão da poluição do ar em SP, onde respira-se por dia cerca de 340g de partículas de metais pesados. Prof Biagio Gianetti, reitor da UNIP, anfitrião do evento,  explanou sobre a parceria dos alunos da instituição em várias frentes de ação na área ambiental, com a secretaria do Verde.

Rodrigo Victor, do Instituto Florestal e dra. Ondalva Serrana falaram na sequência sobre o conceito de Ecomercado de trabalho, que encontra-se em expansão, e que pressupõe, muito  além de formação técnica,  uma visão integradora do homem com seu ambiente e de desenvolvimento pessoal e aperfeiçoamento das relações interpessoais.


A mesa Turismo Sustentável contou com a presença de Maurício Juvenal/coordenador de turismo da Secretaria de Turismo do estado de SP, José BentoDesié/Coordenador de Turismo do SEBRAE SP, Cristina Oka/Diretora de Turismo de Cotia e Israel Lopes/Monitor Ambiental e microempresário em Paranapiacaba.

IsraeL Lopes, ex-aluno do PJ de Santo André, monitor ambiental e hoje empreendedor individual do segmento de ecoturismo, apresentou a Vila de Paranapiacaba, onde atua, e as ações profissionais que desenvolve.

Juvenal apresentou diversos projetos da secretaria estadual, e a preocupação da instituição com a qualidade ambiental das propostas; informou que o secretário Marcio França propôs a criação de um FPMV- Fundo de Participação dos Municípios Verdes, quando foi deputado, que está tramitando no congresso; e que ações de turismo de base comunitária, como o Programa de Jovens tem destaque e merecem todo o apoio da secretaria.


Cristina Oka apresentou a cidade de Cotia e o contexto em que foi criado o Programa de Jovens local; relacionou turismo sustentável como parte, não só da chamada Economia Verde, Economia Solidária, como também da Economia Criativa. Apresentou números e perspectivas gerados pelo PJ Cotia na vida e encaminhamento pessoal e profissional dos jovens que tiveram a oportunidade de frequentar o programa.

Desié falou sobre a necessidade premente de aprofundar a capacitação do setor de turismo, não só em função dos grandes eventos mundiais que serão realizados no Brasil, mas porquê São Paulo é um estado que já movimenta um fluxo turístico equivalente a uma Copa do Mundo por mês. A profissionalização e os projetos do SEBRAE foram destacados como importantes nesse processo.

Após as apresentações, em debate, várias perguntas foram encaminhadas à diretora de turismo Cristina Oka e a Maurício Juvenal, Coordenador de Turismo do estado de SP. Ao final, Prof Biagio Gianetti, reitor da UNIP, parabenizou Cristina Oka pela clareza nas idéias e pelo bom trabalho desenvolvido pela prefeitura de Cotia através do Programa de Jovens.



Visitantes Online:

Temos 721 visitantes e Nenhum membro online