Da Redação

O curso Processamento Artesanal de Olerícolas aconteceu nos dias 11 e 12 de maio no CECAP, mais uma iniciativa da parceria SENAR/Sindicato Rural/Prefeitura de Cotia, sob a coordenação da Secretaria de Cultura e Turismo, e apoio da Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social.

A produção comercial de hortaliças é uma especialização da horticultura, chamada de olericultura. As olerícolas são, portanto, todas as plantas cultivadas para fins de consumo, como verduras e legumes.


O curso foi ministrado pela instrutora Flávia Tirlone, e ensinou técnicas para produção de conservas, desde técnicas de manipulação, pasteurização e armazenagem de alimentos, visando procedimentos seguros no preparo.

“Através deste curso, os participantes são capacitados a aproveitar melhor os produtos de época produzidos em nossa região, minimizando o desperdício e ampliando as possibilidades de geração de renda, agregando valor aos produtos provenientes da horta” – explana Cristina Oka, Diretora de Turismo, e coordenadora dos cursos por parte da Prefeitura.

Cerca de 20 pessoas participaram do curso, e executaram receitas como conserva de abobrinha, molho de pimenta, ketchup, picles, picles misto, chutney de abobrinha, milho verde em conserva, batatinha em conserva, antepastos de berinjela e  pimentões coloridos.


“Aproveito ao máximo os cursos do SENAR, este já é o terceiro curso que faço, atualmente uso as receitas para fazer no dia a dia  para a família, são cursos muitos práticos e que enriquecem meu currículo profissionalmente”. (Débora Diogo – moradora da Vila São Francisco Culinarista, pretende abrir seu próprio negócio na área de alimentos.)

“Achei o curso maravilhoso, sempre me interessei por cozinha,  é o primeiro curso de culinária que estou fazendo, pretendo aproveitá-lo ao máximo,  comentei com minha mãe e ela já está me incentivando a fazer essas conservas para vender.” (Marcos Vinycius – estudante 17 anos - Morador do Parque Alexandra)

Visitantes Online:

Temos 787 visitantes e Nenhum membro online