Da Redação

No dia 30 de maio encerrou-se o curso Monitoria em Propriedades de Turismo Rural, promovido pela parceria SENAR/Sindicato Rural/Prefeitura de Cotia, através do Departamento de Turismo.

O objetivo dessa capacitação foi preparar os responsáveis por propriedades agrícolas a monitorar visitas guiadas na propriedade rural, e aprender sobre as principais características necessárias ao exercício da atividade de monitoria, bem como os principais pontos relacionados ao atendimento de visitantes.


Dezesseis alunos participaram do curso, que aconteceu na Mini Fazenda Nose, em Caucaia do Alto, apoiadora da iniciativa.

Donizete Aparecido de Almeida, proprietário da mini fazenda,  declarou que “apoiei a iniciativa, porque necessito muito de mão-de-obra de monitoria para atuar na minha propriedade, e tenho dificuldade para encontrar e contratar monitores”. Donizete completa ainda que aproveitou muito o acompanhamento do curso, inclusive com embasamento para gerenciar melhor os monitores da Nose. “Não posso deixar de agradecer a Prefeitura de Cotia e o Sindicat Rural pela capacitação, excelente apoio para o desenvolvimento rural”.


Gabriela Santos, uma das alunas, colocou que o “foco do curso foi expor as principais habilidades e competências exigidas pela profissão, além de explanar sobre aspectos relacionados à recepção de visitantes numa propriedade rural. Agregou valor à minha formação na vivência rural,  ainda que eu já tenha sido aluna de outros cursos bastante aprofundados sobre monitoria, como o Programa de Jovens da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de SP- o PJ de Cotia, e também do curso de Monitor Cultural da ong SELVA”.


No dia do encerramento, foi realizada uma monitoria de grupo dirigida a convidados, e que contou com a presença de Cristina Oka/ diretora de turismo da Prefeitura de Cotia, José Vasconcellos do CIESP/Cotia, Miriam Iida e Nadir Kosaka/produtoras rurais de Cotia, Maurício/ ceramista. A visita guiada serviu como avaliação prática dos alunos, que foi depois complementada pela consultora do SENAR Dora Pedroso.

Visitantes Online:

Temos 798 visitantes e Nenhum membro online